Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Semana política com Upiara Boschi (VÍDEO)

Por Redação 14/04/2023 - 18:50 Atualizado em 20/04/2023 - 18:56

A gente teve uma semana ainda muito marcada pelas reações do Poder Público a como impedir que se repita aquela tragédia às crianças, em Blumenau, na semana anterior. 

A Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, o Ministério Público, a Federação dos Municípios, todas sentados na mesa para tentar buscar projetos comuns. 

Ficou aquela coisa de cada deputado apresentar o seu projeto, a sua ideia, mas a busca agora é construir consensos para que se faça uma legislação que atende não só as questões de segurança, mas, também, outros temas, como a saúde mental e capacitação de professores para reagir a essas situações. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, deu uma entrevista para a gente falando da importância de buscar soluções conjuntas. O governador Jorginho Mello anunciou que vai botar policiais da reserva na frente das 1.053 escolas estaduais. Os prefeitos querem saber como eles vão fazer para poder bancar medidas semelhantes nos seus municípios. Estão se construindo essas soluções.

Nesta mesma linha, a gente teve a visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, em Florianópolis, para entregar equipamentos de segurança - viaturas, munições e armas -, numa cerimônia na Capital. Uma pequena saia justa. Jorginho Mello tinha uma cirurgia marcada, não foi, não quis aparecer nesta foto com Flávio Dino, que é um dos principais nomes do Governo Lula e que tem sido o principal opositor dos bolsonaristas.

É ele que está na linha de frente, brigando e no combate, atacando e sendo atacado. Já esteve duas vezes na Câmara dos Deputados em convocações que resultaram em bate-boca e confusão. Acho que neste momento, Jorginho Mello se elegeu com votos, especialmente, dos bolsonaristas. Ele não quis essa foto. Mandou a vice, Marilisa Boehm, o secretário de Administração Penal, Edenilson Schelbauer e o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari. 

Jorginho Mello evitou uma foto incômoda. Levou algumas críticas da oposição aqui em Santa Catarina, principalmente, lideranças do Partido Liberal (PT). Acho que evitou e fez a média com o eleitorado dele. Não é o momento de fazer média, sinceramente, Flávio Dino veio a Santa Catarina, se solidarizou com as vítimas, com a cidade, com o estado, acho que era o momento de bandeiras partidárias estarem menos em evidência e mais solidariedade.

Por falar em PT, o pessoal começa a se abrigar. O Governo Lula começa a destravar a nomeação dos cargos aqui no estado. Sempre tinha aquela indicação de que quando resolvesse a situação do Décio Lima, que é a principal liderança petista por ter disputado o Governo de SC na última eleição e ido para o segundo turno, ia começara vir a nomeação dos cargos federais.

O Décio Lima tomou posse, na segunda-feira, como presidente do Sebrae Nacional, grande orçamento, mais de R$ 5 bilhões/ano. Esta semana, outros dois cargos também foram anunciados: o ex-prefeito de Brusque e ex-deputado estadual, Paulo Eccel, assume a superintendência Estadual do Ministério do Trabalho; e o ex-deputado Dirceu Dresch, do Oeste, vai ser o superintendente Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Então, começam a aparecer os petistas com cargos federais aqui no estado. É o espaço que se esperava que eles ocupasse. Vamos ver se há novidades ao longo da próxima semana. Até a próxima!  

Assista ao comentário no Ponto Final:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito