Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Semana de colocar os pingos nos is no projeto Universidade Gratuita (VÍDEO)

Por Redação 05/05/2023 - 18:50

 Esta foi a semana de colocar os pingos nos is com relação ao projeto Faculdade Gratuita.

A começar pelo nome, que antes era Faculdade Gratuita, apresentado pelo governador Jorginho Mello durante as eleições enquanto candidato no ano passado. 

[o texto continua após o vídeo]

Assista ao comentário completo:

Agora, o programa é tratado como Universidade Gratuita, e é principal promessa de campanha do governador. 

Nesta semana, foram feitas três reuniões; uma com os dirigentes da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), outra com os reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e, na quinta-feira, com os deputados estaduais. 

Jorginho Mello convidou os 40 parlamentares para um café na Casa d'Agronômica, mas somente metade foi. O convite veio um pouco em cima da hora. Apesar disso, quem tinha que estar lá, estava. Então, estava representativo. Não dá para dizer que houve um boicote. 

Agora, começa a verdadeira batalha, lá na Assembleia Legislativa, onde vão ser definidos os critérios, quem tem direito ou não. Isso tudo está no projeto, mas lá será esmiuçado.

Tem um ponto que deve sofrer maior debate: a renda familiar mensal. O projeto fala em dez salários mínimos, que é algo perto de R$ 13 mil para todos os cursos, menos Medicina. 

Há críticas que dizem que extrapolou o limite de carência e que o Estado tem quer pagar curso para quem precisa e não ter condições. Nesta semana, Luciane Ceretta, reitora da Unesc e presidente da Acafe, disse que pode ser reduzida essa margem. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito