Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Olha eu aqui também

Por Redação 22/10/2022 - 09:58 Atualizado em 22/10/2022 - 11:08

Olá, leitor do 4oito. A partir deste sábado teremos mais este ponto de encontro e diálogo sobre política com Criciúma e todo o Sul do Estado. Desde maio do ano passado já nos encontramos por aqui pela parceria com a Rádio Som Maior - na reprodução das análises e entrevistas do quadro Plenário do Programa Adelor Lessa, nas lives do Parlatório. Agora, no entanto, terei este espaço fixo, um blog em que semanalmente vamos poder nos ater à política catarinense e em como ela afeta a região, além de contar histórias dos bastidores do poder. A ideia é ser uma leitura leve como deve ser um final de semana.

Em abril de 2021, quando encerrei um longo vínculo profissional, Adelor Lessa foi a primeira pessoa que me telefonou, poucas horas depois, para reafirmar um convite antigo: trabalharmos juntos. Já naquele momento, ele queria que eu tivesse um espaço aqui no 4oito. Eu já tinha planos de criar meu próprio espaço, que viria a ser o site Upiara Online, e achei que era o momento de primeiro erguer a minha casa digital. Pela Rádio Som Maior, no entanto, consegui estabelecer um diálogo direto com Criciúma e o Sul que nunca antes na minha carreira eu tinha conseguido manter.
 
Era natural que a parceria fosse renovada e ampliada, o que acontece neste momento, com o projeto Upiara Online estabelecido e experimentado por sua primeira cobertura eleitoral. Fica o convite que nos encontremos por lá também ao longo da semana. O leitor de Criciúma e região é vital para quem escreve sobre política catarinense. Eu já dizia isso antes de estrear na Som Maior, porque chamava atenção esse interesse aos detalhes e as coisas da política. É o tema do cafezinho, mais do que na maior parte das regiões do Estado. 

As urnas do primeiro turno mostraram que essa atenção não é mera percepção de um jornalista encantado pelas pessoas com quem passou a conviver com mais frequência desde maio do ano passado. Dos 16 deputados federais eleitos em Santa Catarina, três são de Criciúma. Das 40 cadeiras na Assembleia Legislativa, oito serão ocupadas por representantes do Sul. Um desempenho que vai para além da própria proporção da população e que reflete um bairrismo sadio e um voto estratégico para manutenção de representação.

Nesta campanha eleitoral, viajei o Estado inteiro e vi de perto diversas iniciativas regionais em busca disso que Criciúma e o Sul já tem. Em alguns lugares houve bons resultados, em outro menos. Nenhum como aqui. Joinville, maior eleitorado do Estado, terá apenas um deputado federal com domicílio eleitoral na cidade - e nem concentrou seus votos nele. Florianópolis, a Capital do Estado, nem mesmo uma cadeira conquistou. 

Neste sábado, deixo esta apresentação e este convite para esta conversa de fim de semana. Estou aqui também, muito feliz por estar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito