Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Homenagem a rainha do Soul, Aretha Franklin.

Por Max Everson 16/08/2018 - 14:47 Atualizado em 16/08/2018 - 14:53

Em uma carreira de mais de 60 anos, Aretha Franklin ficou conhecida como a Rainha do Soul, mas seu estilo foi muito além disso. A cantora, que morreu aos 76 anos, saiu dos corais da igreja para as pistas de dança e se tornou uma das maiores divas dos Estados Unidos.

Por isso preparei uma lista com 10 canções que não são exatamente seus maiores sucessos, mas ajudam a entender uma carreira tão longeva. Veja abaixo:

'There is a fountain filled with blood' (1956)
 

Aretha tinha apenas 14 quando lançou seu primeiro disco, "Songs of faith". Ainda na igreja batista regida por seu pai, o reverendo C. L. Franklin, "There is a fountain fool of blood" era a primeira canção de seu álbum de estreia.

'Respect' (1967)
 

A "rainha do soul", de 76 anos, ficou famosa com "Respect" (1967), sua primeira canção a chegar ao topo da principal parada de sucessos dos Estados Unidos.

A música resume o poder de Aretha. Composta e gravada originalmente por Ottis Redding, ídolo do soul, a cantora acelerou o arranjo, acrescentou vocais de apoio e a famosa parte em que soletra "R-e-s-p-e-c-t".

'Chain of fools' (1967)
 

A canção foi escrita por Don Covay e inicialmente faria parte do repertório de Redding, mas o produtor da Atlantic Records, Jerry Wexler, decidiu que ficaria melhor na voz de Franklin.

Além de dar um Grammy à cantora, "Chain of fools" entrou para o hall da fama da premiação.

'(You Make Me Feel Like) A Natural Woman' (1967)
 

Acostumada a gravar canções como a mulher traída ou sofrendo, Aretha finalmente cantou sobre felicidade.

Ironicamente, a música foi criada quando Wexler disse para Carole King, uma das autoras da canção, que Aretha precisava de uma faixa do tipo "mulher natural" para seu novo disco.

'Day Dreaming' (1972)
 

Em uma época em que a produção de discos era bem diferente, em 1972 Aretha lançava seu 20º disco, "Young, gifted and black". Nele, "Day dreaming" foi o maior sucesso.

Apesar de pouco celebrada dentro da discografia da cantora, a música ganhou diversos covers ao longo dos anos, de artistas como Mary J. Blige, Corinne Bailey Rae e Natalie Cole.

'Jump to It' (1982)
 

Assim como o som dos anos 1980, Aretha adotou um som mais dançante, como é o caso de "Jump to it", música título de seu 31º disco.

O álbum também marcou seu primeiro grande sucesso após a saída da gravadora Atlantic Records, e a volta à grande forma.

'Freeway of Love' (1985)
 

Outro Grammy para Aretha com este hit dançante do álbum "Who's zoomin' who?". Além de chegar à terceiro lugar na lista de mais ouvidas nos Estados Unidos, teve um dos clipes mais populares do ano.

'I Knew You Were Waiting (For Me)' (1986)
 

A música serviu como boa desculpa para que o britânico George Michael cantasse ao lado de uma de suas artistas favoritas.

O dueto também ajudou a levar a cantora ao topo das paradas na terra da Rainha pela primeira (e única vez). Ela também ficou em 1º nos Estados Unidos.

'A Rose Is Still A Rose' (1998)
 

Com 40 anos de carreira, "A rose is still a rose" foi um hit surpresa para a cantora. Produzida e escrita por Lauryn Hill, a música mistura o soul da veterana com o R&B e hip hop da ex-Fugees.

A música é composta por conselhos de uma figura materna para uma jovem, lembrando que, apesar dos machucados e decepções, ela ainda é uma rosa.

"Rolling in the Deep (The Aretha Version)" (2014)
 

Com o cover de um dos maiores sucessos de Adele, Aretha se tornou a quarta artista a conseguir 100 canções na parada de sucessos dos Estados Unidos ao longo dos anos.

A música foi o single principal do disco "Aretha Franklin sings the great diva classiscs". e apresenta uma versão mais dançante da original, com direito a um breve refrão de "Ain't no mountain high enough", de Marvin Gaye.

Aretha Franklin faleceu nesta quinta-feira (16-08-18) devido a um câncer.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito