Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

VILSON PEDRO KLEINUBING, Prefeito, deputado federal, Governador e Senador

Por Henrique Packter 11/03/2021 - 10:41

Nascido em Montenegro, RS,  graduou-se em engenharia mecânica pela Universidade Federal do RS.  Engenharia econômica, administração de empresas e finanças industriais, todas  pela UFSC.

CARREIRA POLÍTICA
Foi deputado federal (1983 a 1987), prefeito de Blumenau  (1989 a 1990), governador de SC  (1991 a 1994) e senador (1995 a 1998). Exerceu ainda os cargos de secretário de Agricultura e Abastecimento de SC.

Kleinübing, vice-líder do governo no Senado era um dos mais ativos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Na CPI dos Títulos Públicos ficou evidente sua preocupação com o zelo na fiscalização do endividamento público de estados e municípios, das principais competências do Senado Federal. Casado com Vera Maria Karam Kleinübing teve três filhos: João Paulo, Eduardo e Diogo.

MORTE
O senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) morreu em 23.10.1998 aos 54 anos, vitimado por câncer de pulmão, no Hospital de Caridade de Florianópolis. À época, era Senador, eleito pelo extinto Partido da Frente Liberal. Geraldo Althoff, ex-vereador  e médico em Tubarão, completou seu mandato no Senado Federal na qualidade de primeiro suplente eleito em 1990. Kleinubing foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz de Florianópolis.

Em 22.11.1996 atendi o senador VILSON PEDRO KLEINUBING em meu consultório no Hospital de Caridade, Florianópolis. O pai falecera de cardiopatia aos 88 anos. Contou-me que corria 10km diariamente em Brasília com seu assessor no senado. Disse:

- Henrique, eu era um atleta!

VAI DAÍ QUE COOPER PASSA PELO BRASIL

É quando o médico americano revisa sua teoria revolucionária e inclui boa alimentação e distância do cigarro como fatores determinantes para saúde. Em passagem pelo Brasil para o Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, Cooper participa de caminhada de 3km na Cidade Universitária de SP. “Minha maior conquista na vida foi mostrar que o exercício é um excelente remédio” (Kenneth Cooper).
Tudo ia bem até que Kleinubing viu entrevista de Glória Maria com Keneth Cooper, exibida no Fantástico  e ficou convencido que estava fazendo justamente o que Cooper condenava. Cooper, ficou mundialmente ligado à corrida depois de desenvolver um teste simples para medir a capacidade física de atletas amadores, inicialmente membros das Forças Armadas Americanas, na década de 1960. O chamado teste Cooper consiste em uma corrida de 12 minutos, em que se mede o consumo máximo de oxigênio pelo corpo (VO2max) para estabelecer parâmetros de condicionamento. Seus conceitos foram muito além dos limites do exército, dando início a um nova concepção de saúde pelo esporte.  

KLEINUBING VAI A DALLAS, TEXAS, EUA

Como constava em sua agenda visitar brevemente os EUA para atender a compromissos políticos, na volta de Washington faz escala em Dallas onde se submete a exames com Cooper. Foi nesse momento que soube ser portador de câncer de pulmão (“tumor no lobo superior do pulmão direito”).  Passa por 28 sessões de radioterapia após cirurgia (pneumectomia) na Santa Casa de POA.

COOPER VISITA O BRASIL

- Minha maior conquista na vida foi mostrar que o exercício é um excelente remédio. Isso tem sido provado em estudos científicos. Hoje o exercício é base de qualquer programa de medicina preventiva e reduz mortes por todas as causas (incluindo doenças do coração, diabetes e câncer) e prolonga vidas - disse enquanto caminhava.

Cooper prega que o médico deve seguir as mesmas orientações que dá aos pacientes, servindo de exemplo e motivação. Mas afirma que cometeu um erro em sua publicação mais famosa, o livro Aerobics, de 1968.

- Pensava que um bom programa de exercício compensaria o excesso de peso corporal, nutrição, e mesmo os efeitos do hábito de fumar. Naquela época, eu e outros cientistas pensávamos que se você corresse uma maratona estaria livre de morrer de um ataque cardíaco – cita, como exemplo.

 A teoria foi revista depois de noticiados alguns casos de ataques cardíacos em pessoas ativas, ou problemas pulmonares em corredores que também eram fumantes. Desde 1982 Cooper mudou seu discurso para “corra 24km por semana, controle seu peso e pare de fumar” e isso vai lhe garantir uma vida saudável. Faço isso há 60 anos e funciona bem pra mim   (Kenneth Cooper). Novos estudos mostraram que o exercício sozinho não garante a saúde, mas faz parte de uma boa combinação.  (Cont.)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito