Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os 30 anos da Fundação Cultural de Criciúma

Por Henrique Packter 13/03/2023 - 10:00 Atualizado em 13/03/2023 - 14:57

30 anos da FUNDAÇÃO CULTURAL DE CRICIÚMA (FCC), cujo primeiro Diretor Presidente é o autor dessas mal traçadas.

15 de março de 1993 assinala a data da criação da Fundação Municipal de Criciúma pelo então prefeito Eduardo Pinho Moreira.

Por iniciativa da FCC, Prefeitura de Criciúma, e CALPI (Centro de Atendimento às Línguas Portuguesa e Inglesa), foi instituído o (1º) CONCURSO LITERÁRIO CIDADE DE CRICIÚMA.

No período de 01.04.1994 a 31.05.1994, 358 concorrentes de 48 municípios catarinenses inscreveram-se na FCC. Deles, 29 foram reprovados por não atenderem às exigências do regulamento. Daqueles que foram julgados dentro das normas estabelecidas, 175 eram poemas, 68 crônicas e 86 contos. Numa primeira avaliação pelo CALPI da Professora Iris Guimarães Borges, foram aprovadas 153 obras: 70 poemas, 37 crônicas, 46 contos.

As obras aprovadas pelo CALPI passaram por uma segunda e definitiva análise por comissão julgadora composta pelos Doutores em Língua Portuguesa da UFSC, Tânia Regina de Oliveira Ramos e Lauro Junkes, além de Flávio José Cardoso, editor e jornalista do Diário Catarinense.

A comissão julgadora distribuiu 3 menções honrosas e conferiu os 1º, 2º e 3º lugares aos trabalhos que concorriam nas categorias Poema, Conto e Crônica.

A premiação dos vencedores ocorreu em 27.08.1994, no evento AÇÃO MUNICIPAL, realizada no CAIC da Mina União, Criciúma. Cada autor vencedor recebeu 1% da tiragem total dos volumes impressos. Os primeiros lugares de cada categoria receberam mil reais em espécie.

QUEM GANHOU?

O grande perdedor foi Padre Claudino Biff, natural de Morro da Fumaça, residente em Tubarão. Autor de pelo menos 8 livros, foi penalizado pelo prestígio de ser autor consagrado de livros e de artigos publicados no Diário Catarinense. Criou ele o Jumento Macabeus (Memória de N. Sra. Do Desterro e Seu Jumento Macabeus e Paixão de Jesus Cristo Segundo Seu Jumento Macabeus), extremamente popular. Por esta razão, isto é, pelo personagem popularizado pelo jornal, permitindo sua identificação instantânea, foi desclassificado, seu trabalho para o concurso merecendo apenas o segundo lugar na categoria Conto. Tinha como personagem central o Jumento Macabeus!

Mereceram menção honrosa o Poema “Reduto Missioneiro” de Paulo Sérgio Boita (Xanxerê, SC), a Crônica “Senna” de Claudino Biff (Tubarão, SC) e o Conto“ O Anjo Cansado” de David Silveira (Tubarão, SC).

Primeiro lugar em Poema “Paradoxo Digital” de Marcelo Giovani Barros (Blumenau, SC), em Crônica “Nunca Te Vi Tão Formosa Firenze” de Amilcar Neves, Florianópolis, SC) e em Conto “20 Anos Depois” de Oldemar Olsen, Florianópolis, SC.

Em segundo lugar Poema, “Emblemas” de Carlos Damião Werner Martins, Florianópolis, SC , e “Retalhos da Vida”  Crônica, de Marlene de Souza Soccas Sazan, Morro da Fumaça, SC.

O terceiro lugar, Poema ficou para Marcelo Alves de Biguaçu, SC, com “A Lápide do Sol”; Edneia Janice Pavei de Criciúma, SC, ficou em 3º lugar Crônica com “No Jogo do Bicho” e Ivan Josefat Panchiniak de Florianópolis na categoria Conto também terceiro com “Caso de Devolução”.

Assim se escreve o primeiro e único CONCURSO LITERÁRIO DE CRICIÚMA que colocou nossa cidade como importante polo de cultura no território catarinense. AVE.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito