Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O vinho do Adelor

Por Henrique Packter 12/12/2022 - 08:20 Atualizado em 12/12/2022 - 08:26

Uma taça de vinho diariamente pode ser benéfico para o coração, informação que une o útil ao agradável e que, salvo melhor juízo, é endossada pelo ADELOR LESSA todas as sextas-feiras ao término de seu matinal programa diário. No início de 2022 a Federação Mundial de Cardiologia disse que não há nível seguro de álcool para o coração. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ligada à OMS, álcool seria, possivelmente, a causa de mais de 200 doenças e lesões. O álcool causaria mais de 3 milhões de mortes/ano no Brasil sem mencionar os efeitos sociais e ligados à violência. Com respeito à metodologia científica, outros hábitos do grupo pesquisado e não o consumo de álcool seriam responsáveis por um efeito protetivo/positivo para a saúde.

15 míseros mililitros de vinho inundam seu organismo de prazerosa chuva de dopamina. Áreas dopaminérgicas brilham intensamente ao contrário do que quando se bebe água quando nada se modifica.

BEBIDA DEIXA A PESSOA MAIS CRIATIVA

Um teste envolvendo pessoas sóbrias e embriagadas resultou em que pessoas meio bêbadas acertaram 40% a mais nos testes, responderam mais rapidamente (12 segundos contra 15,5). Álcool reduz trabalhos de coordenação motora, mas alarga a criatividade. Sobriedade auxilia nos processos de problemas analíticos.

Lee Friedman, professor de Saúde Pública da Universidade de Illinois estudou pessoas acidentadas estando elas alcoolizadas ou não. Constatou, examinando mais de 190 mil acidentados entre 1995 e 2009, com algum tipo de traumatismo e que foram submetidas a exame para medir o nível alcoólico no sangue (todos estavam entre 0 e 500 mg/dl). Os mais embriagados tinham até 50% a mais de chances de sobreviver, sobretudo se algum objeto metálico (faca ou bala) tivesse penetrado o corpo, causando lesões internas, principalmente na medula, tronco e espinha. Não se sabe o motivo, especula-se que ao se machucar, o organismo desencadeia uma série de respostas fisiológicas que são melhores na pessoa alcoolizada.       

VINHO TINTO E DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA

Seriam os polifenóis (como o resveratrol), responsáveis pelas ações antioxidante e de resistência à insulina e a diminuição do LDL (o colesterol ruim)?

O resveratrol age contra os radicais livres produzidos pelo corpo que, em excesso causam lesões celulares e favorecem o desenvolvimento do Alzheimer e a aterosclerose. A vitamina C também age assim, mas não se pode  garantir que tudo se resolva com kiwi. Hábitos e alimentação saudáveis podem ser responsáveis pela proteção cardiovascular atribuída ao álcool consumido.

Em países produtores e consumidores de vinho como a Itália e a França, a dieta mediterrânea é reconhecida pela riqueza em alimentos frescos e antioxidantes como uva, peixe, azeite de oliva,  oleaginosas. Fábio Fernandes, diretor do grupo de miocardiopatias do Instituto do Coração, em artigo deste ano publicado no JAMA disse que não há nível de consumo de álcool totalmente seguro  para o coração. Disse mais: o risco seria pequeno consumindo em média 7 doses semanais, em  comparação com nenhuma dose.

Na medida em que a quantidade aumenta, cresce o risco. O trabalho avaliou quase 400 mil pessoas com idade  média de 56 anos e consumo médio de 9,2 doses por semana. Consumir álcool com moderação protege o coração porque bebedores moderados têm menos doenças cardíacas do que quem bebe muito ou não bebe. Bebedores moderados tendem a ter hábitos saudáveis como não fumar, exercitar-se e pesar menos daqueles que bebem mais ou não bebem.

Não se sabe porque bebedores moderados tendem a ser mais saudáveis do que aqueles que não bebem. Alguém já afirmou que a ação dos parafenois dos vinhos inibe a ação dos vírus, incluindo o tristemente célebre covid 19.  Que o polifenol tanino auxiliaria a controlar a carga viral do Sars-CoV-2 comprometendo a atividade enzimática e impedindo sua entrada nas células.

Não existe nenhum consumo de álcool totalmente isento de risco.

Pessoas metabolizam o álcool de maneiras diferentes. Diabéticos, ou com níveis altos de triglicérides terão alterações metabólicas importantes.  

Saúde! Salute! Prosit!  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito