Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Dr. Octávio Bessa Jr.

Bessa resume problemas relacionados com o uso de cinco apertados
Por Henrique Packter 05/12/2022 - 09:00 Atualizado em 05/12/2022 - 10:34

Vocês estão lembrados, não é? Estou tentando mostrar para a sociedade do sul de SC quem foi OCTÁVIO BESSA Jr, lagunense, formado em Medicina na FMUFPR em 1956. Nascido em 1931, certamente nasceu pelas mãos do célebre médico PAULO CARNEIRO que veio para trabalhar na cidade de Anita Garibaldi em 1930.

BESSA, do espanhol Baezo, foi médico internista em Osprey, Florida, EUA. Perfilou em sua formação médica o Stamford Hospital, Columbia University, College of Physician and Surgeon Stamford Hospital, Internship, 1962-1963. Também o Jacobi Medical Center, Albert Einstein College of Medicine, Residency, Internal Medicine, 1958-1959.

Escreveu, entre muitas outras coisas: 5 Fashion Choices That Are Bad For Your Health em 23.6.2015 (5 más escolhas de moda para sua saúde) e  Skinny Jeans Dangerous Fashion Sends Woman to the ER (Jeans apertados levam mulheres para o Pronto Socorro).

VARIZESA progesterona, hormônio feminino, produz dilatação das veias, favorecendo o surgimento de  varizes. Com o uso frequente de roupas apertadas a circulação fica prejudicada e contribui para o surgimento de veias nas pernas. Além disso, quem tem predisposição genética ou toma algum tipo de contraceptivo hormonal, tem mais chances de desenvolver o problema. Sapato salto alto provoca varizes nas pernas? A resposta é NÃO. Varizes são comuns em jovens e salto alto ajuda a prevenir.

Especula-se que forçar a perna sobre os saltos é prejudicial para a circulação e seria esse o motivo das varizes, porém, está comprovado que usar salto alto não prejudica, e até pode melhorar em 30% o bombeamento do sangue. Graças à contração que a musculatura da panturrilha faz para se manter em cima do salto, o sangue ganha mais força para ser impulsionado para cima, melhorando a circulação sanguínea.

Salto alto pode ser inimigo ortopédico, mas não vascular. Varizes são causadas por problemas de circulação, perda de tonicidade dos vasos e pré-disposição genética: salto não causa esta doença. Causas das varizes podem ser, também, gravidez, sobrepeso, sedentarismo, anticoncepcional e, sobretudo, herança genética.

Pode ocorrer, sobretudo em mulheres que muito usam saltos altos, surgimento de dores nas pernas pela posição e má distribuição do peso do corpo nos pés; porém, varizes não tem relação com uso de salto!

CINTO APERTADO pode aumentar o risco de câncer. Bessa acreditava, devidamente assessorado por minuciosas estatísticas pessoais, que usar cinto pode forçar o ácido clorídrico do estômago para o esôfago, danificando células e aumentando risco de câncer de esôfago. Pessoas com sobrepeso estão em maior risco.

CELULITE:  Roupa apertada piora celulite e pode causar azia. Traje muito justo aumenta retenção de líquidos e toxinas, risco de celulite e depósito de gordura em partes do corpo. Celulite prejudica a circulação sanguínea e, com o uso de roupas justas, a passagem do sangue fica mais comprometida e pode contribuir para a evolução do grau da celulite. Ou seja, quem tem celulite de grau 1 pode passar a ter o grau 2 ou 3. Além da ca lça jeans, muitas mulheres ainda usam cinta modeladora apertada que pode lesionar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, gerando problemas de circulação. Roupas justas, cinta modeladora e cintos apertados, prejudicam a circulação, causam azia e agravam o quadro da celulite.

DIFICULDADE PARA RESPIRAR também pode estar relacionada a roupa apertada. Às vezes a pessoa sente dores na coluna e tem dificuldade para respirar, notando algumas mulheres, corrimento vaginal. Esse tipo de roupas, especialmente jeans, não só prejudica a circulação como contribui para o surgimento de coágulos sanguíneos responsáveis por infartos pulmonares. Falta de ar, causada de uma hora para outra, pode estar associada ao uso de roupas justas. Não s&oacu te; calça jeans, mas cintos apertados impedem a passagem do ar pelo corpo, sem contar que o ar só consegue chegar à parte alta do tórax.  Esse processo é chamado de respiração curta, pois deixa o cérebro sem oxigênio e provoca diminuição de concentração e ansiedade.

CINTA MODELADORA APERTADA pode lesionar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, gerando problemas de circulação.

EMAGRECER utilizando cinta modeladora: boa parte das mulheres acredita nisso. Ledo engano. Cinta deve ser utilizada em pós-operatórios, pois auxiliam na cicatrização, reforçam a musculatura, diminuindo o inchaço, impedindo sangramentos ou deslocamento da pele. Havendo recomendação do uso de cinta modeladora, evite comprar número menor: o resultado pode ser indesejado.

DOR NA COLUNA com frequência, dificuldade de respirar e corrimento vaginal. Se não houver mudança no hábito de usar objetos apertados, esses sintomas podem se agravar e desencadear doenças. A vaidade pode custar caro para a saúde. Camisas que impedem o movimento dos braços ou combinação de roupas justas, exigem maior esforço para realizar um movimento.

DORES NAS COSTAS: camisas que impedem o movimento dos braços ou uma combinação de roupas justas, sobrecarrega os músculos e as vértebras, exigindo maior esforço na hora de realizar um movimento. Por isso, muitas vezes a pessoa reclama de dor na coluna, sensação de peso, ardência e formigamento nos ombros. Além da calça jeans, muitas mulheres ainda usam cinta modeladora apertada que pode machucar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, podendo gerar problemas de circulação.

MÁ DIGESTÃO: acessórios que apertam muito o estômago dificultam a digestão. A pressão dessas roupas pressiona o estômago, causando azia e refluxo. 

Bessa advogava o uso de suspensórios e implicava com seus pacientes que continuavam a usar cintos abdominais apertados.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito