Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Complicações medicamentosas

Por Henrique Packter 06/04/2022 - 09:20 Atualizado em 06/04/2022 - 09:20

O PURAN T4

- Tem esse outro aqui, o PURAN T4, para o tratamento de pacientes com hipotireoidismo, produção insuficiente de hormônio pela glândula tireoide. É o chamado cretinismo na infância, pela deficiência de hormônios da tireoide na fase fetal. Da falta de hormônio  da tireoide tem também o mixedema, expresso na pele seca e áspera, lábios inchados, nariz espessado.

Dona Rose pergunta:

- Como funciona o Puran T4, doutor?

- Puran T4 é hormônio fabricado pelo organismo, na glândula tireoide.

- O remédio tem contraindicações?
- Dona Rose, Puran T4 não deve ser utilizado em caso de infarto do miocárdio recente (o seu caso), atividade excessiva da tireoide (tireotoxicose não tratada). Isso resulta em níveis elevados de hormônio tireoidiano, insuficiência da suprarrenal (glândula sobre os rins), e hipertireoidismo não tratado.
- Dona Rose, sabe quais os efeitos de tomar Puran T4 com outros remédios?

Hormônios tireoidianos aumentam os efeitos dos anticoagulantes orais, contraceptivos orais, aspirina, antidiabéticos.  Pode levar a aumento do açúcar no sangue, e em pacientes diabéticos, pode ser necessário ajustar a dose dos antidiabéticos orais ou da insulina..

- Sou diabética e também tomo Puran. Isso exige cuidados?

Cuidado com pacientes recebendo administração concomitante de levotiroxina e medicamentos que podem afetar a função da tireoide (tais como amiodarona, salicilatos e furosemida em altas doses). Durante terapia com levotiroxina em mulheres pós-menopáusicas com risco aumentado de osteoporose (fraqueza nos ossos), a dosagem de levotiroxina sódica deve ser ajustada para o nível eficaz mais baixo possível.

- Preciso tomar cuidados com o hormônio da tireoide por ter sofrido do coração?

A levotiroxina deve ser usada com extremo cuidado em pacientes com distúrbios do coração e circulação, incluindo angina pectoris, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e pressão alta. Receitar hormônios da tireoide pode precipitar problemas das glândulas suprarrenais ou hipófise caso não seja feito adequado tratamento com corticosona.

Em recém-nascidos prematuros com baixo peso, o tratamento com levotiroxina deve ser realizado com grande cautela pois pode ocorrer colapso circulatório, coração e vasos não sendo capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigénio suficiente, pela imaturidade da função suprarrenal.

- O hormônio da tireoide pode ser usado em pessoas que já tiveram epilepsia?

Pois é. em criança sofri de convulsões, e eu nem  me lembrava mais.  O hormônio tiroidiano em pacientes com histórico de epilepsia, pode aumentar o risco de convulsões, secundárias a descargas elétricas cerebrais. Isso, sem falar no risco de reações de alergia ou intolerância, causando risco de vida (imediatamente ou vários dias após tomar o medicamento). Tempestade tireoidiana (crise tireoidiana causada pelo aumento da quantidade de hormônios da tireoide na corrente sanguínea), convulsões (contrações súbitas e involuntárias dos músculos secundárias a descargas elétricas cerebrais),

- E quanto aos ossos?
Tomar levotiroxina está ligado a risco de perda óssea, a osteoporose (fraqueza nos ossos) e fraturas. Isso foi observado em mulheres na pós menopausa, em carcinoma diferenciado de tireoide. Em geral, reações adversas da levotiroxina estão associadas a dosagem excessiva e correspondem aos sintomas do hipertireoidismo (produção excessiva de hormônio pela tireoide). Fraqueza muscular, cãibras e osteoporose (fraqueza nos ossos) em doses supressivas de levotiroxina.

- E, quanto ao coração?           
Hormônios tireoidianos podem ocasionar: palpitações (percepção dos batimentos do coração), taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco), arritmias cardíacas (descompasso dos batimentos do coração) e dor de angina (dor no peito). Arritmias cardíacas (descompasso dos batimentos do coração), redução da função cardíaca (batimento mais fracos), coma e morte.

- Observei problemas na minha pela pelo uso de hormônios da tiroide, pode ser?
É possível. Pode haver angiodema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, de origem alérgica), rash (erupções na pele), urticária (erupção na pele, de origem alérgica, que causa coceira), e suor excessivo. Rush (erupções na pele), coceira, dificuldade em respirar, falta de ar, inchaço da face, lábios, garganta ou língua.

- Tive insônia, nervosismo, excitabilidade (agitação), fogachos (súbita sensação de calor), colapso circulatório, problemas gastrointestinais: febre, diarreia e vômitos, cefaleia, tremores, pressão alta dentro da cabeça, cefaleia, náusea, alterações visuais, zumbido e calor.
- Há medicamentos administrados por via oral que podem reduzir a absorção do hormônio ttireoidiano?
Sim, sais de ferro; o sulfato ferroso reduz a absorção da levotiroxina do trato gastrintestinal. Não esquecer o café. Tomar Puran T4 com café, pode reduzir a absorção da levotiroxina pelo intestino. Após tomar Puran T4 esperar pelo menos 1 hora antes do café ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento), a fim de aumentar sua absorção.
 
É só gente! Na próxima semana: Professor MÁRIO BRAGA DE ABREU.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito