Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Piso vinílico

Por Arq. Rafaela Neves Edição 25/03/2022
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Nesta edição do Papo de Arquiteto falamos sobre piso aquecido, a forma de aquecer - literalmente - ambiente em dias frios. Como citamos, é uma obra um pouco mais invasiva, tornando-se inviável quando o assunto é reforma rápida. Existem outras formas de aquecer nossos lares, no sentido figurado da palavra, como o uso de tapetes, cortinas e mantas sobre o sofá, que dão uma sensação de aconchego sem igual. Mas entendo quando, mesmo usando vários truques de decoração, ainda assim, muitos clientes reclamam da sensação falta de conforto térmico que alguns tipos de porcelanato entregam ao ambiente.

Nesses casos, tanto durante a obra, quanto numa casa que já está sendo habitada, uma solução pratica e simples é o uso do piso laminado ou vinílico. Hoje vamos focar neste último, que por diversas razões é nosso queridinho aqui do escritório. Em nossos projetos, sempre que o cliente tem interesse, indicamos o uso de piso vinílico na área íntima (com exceção de banheiros - apesar de ser permitido) e, normalmente, um porcelanato retificado nas áreas comuns. Às vezes, principalmente em apartamentos, usamos em ambas as áreas. Mas por que a gente indica tanto esse tipo de piso? 

1. Tempo de instalação

Obras e reformas são quase sempre associadas a transtorno, pois frequentemente resultam em quebra-quebra e sujeira. Diferente de outros tipos de piso, os vinílicos proporcionam instalação rápida e limpa, tanto nos sistemas de click quanto no sistema de colagem. Em menos de uma semana você tem uma casa de cara nova!

2. Limpeza

São antialérgicos, não acumulam fungos e bactérias e dispensam o uso de cera. Uma limpeza com água e sabão é suficiente para deixar o revestimento com aspecto de novo! Além de fácil de limpar, algo que nossos clientes sempre comentam é como ele ”camufla" pequenas e eventuais sujeirinhas. Muitos leitores já devem ter observado que alguns revestimentos parecem destacar alguns tipos de sujeira.

Mesmo com a casa extremamente limpa, um simples fio de cabelo pode, eventualmente, cair e dar aquela sensação de bagunça. 

3. Conforto acústico

O piso vinílico pode absorver consideravelmente os sons causados pelos impactos do caminhar, por exemplo. Por isso, se você tem crianças ou animais de estimação em casa, ele é uma boa opção para você, já que ele elimina o inconveniente do ”toc toc" dos passos, comuns em superfícies de madeira ou cerâmica. 

4. Conforto térmico

Por não ser um piso frio, eles proporcionam maior conforto térmico, qualquer que seja a estação. 
Os pisos vinílicos são considerados pisos atérmicos, ou seja, não é influenciado pela temperatura exterior.

5. Cores, formatos e padrões diferenciados

Há, no mercado, diversas marcas de piso vinílico. Dentre essas marcas existe uma imensa variedade de cores, formatos, padrões e até mesmo texturas.

Os queridinhos dos clientes certamente são os amadeirados, seguidos daqueles com aspecto de cimento queimado. 

6. Facilidade de manutenção

O piso vinílico é resistente e demanda pouco em termos de manutenção. Em caso de acidentes que prejudiquem algumas placas ou réguas, basta fazer a troca das unidades que foram atingidas. Rápido e sem sujeira! 

Além desses motivos técnicos, nossa preferência por esse material é justamente o que citamos no início do papo de hoje: a sensação de aconchego que o vinílico, principalmente os de aspecto amadeirado, traz ao ambiente! 

Veja abaixo o passo a passo da preparação do piso e instalação do piso! 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito