Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Digital desde sempre

O Portal 4oito se tornou um exemplo da consolidação do jornalismo digital e agora está de cara nova
Por Vítor Filomeno Edição 17/12/2021

O jornalismo sempre passou por grandes transformações. Juntamente a essas mudanças, a ameaça de extinção de um estilo jornalístico por conta de uma evolução era companhia constante. O surgimento da televisão serviu de argumento para se “prever” o fim do rádio e a internet seria a “pá de cal” no jornal impresso. Porém, sabe-se que não foi assim. Hoje, mídias tradicionais migram para o mundo on-line e novas possibilidades de informação são forjadas na web.

O Portal 4oito foi criado diretamente no universo on-line em agosto de 2017. De início, ele seria um canal auxiliar da Rádio Som Maior, em que as notícias, na medida em que fossem ditas ao vivo, seriam redirecionadas para o portal. Segundo o gerente financeiro do grupo, Arthur Lessa, essa etapa em que a plataforma servia exclusivamente à rádio durou até 2019.

“A redação do 4oito tinha a função de se basear no rádio. Ele surgiu porque a gente tem, hoje, nove programas informativos. Então, essas informações morriam, porque, quando um programa acabava, não havia onde colocá-las. No meio de 2019, decidimos criar uma redação de jornal para o 4oito. Foi aí que vimos que tínhamos uma redação independente, porque parou o ‘ouve na rádio, escreve no portal’. Parou de depender da rádio”, explicou Arthur.

Após a afirmação como portal de notícias on-line, investindo em sua independência jornalística e sem esperar pelas informações divulgadas previamente nas ondas radiofônicas, o 4oito se atualiza nesta sexta-feira, 17. Ele continua trazendo fatos sobre o Sul de Santa Catarina e opiniões para o debate na região, mas agora tudo isso será feito em um novo layout, que se adéqua tanto ao desktop quanto ao mobile, melhorando a experiência do usuário.

“Mudamos o layout porque o fluxo de informação ficou grande. A gente conseguiu aumentar esse fluxo de uma maneira assustadora e aí o layout não estava comportando, porque ele foi feito para que comportasse um fluxo menor de matérias, já que era, basicamente, reportar as coisas da Rádio. Estamos com o fluxo sete vezes maior do que o inicial e o giro de notícias está muito rápido. A gente refez o layout para entregar mais e mostrar mais no mesmo espaço, de uma maneira organizada”, justificou o gerente financeiro.

A outra novidade dessa reformulação do design é o foco dado na hora de reorganizá-lo. Segundo Arthur Lessa, “essa versão foi feita primeiro para mobile, primeiro para celular, para depois adaptar para o desktop. Então, a experiência no celular é muito melhor que a primeira [versão]. A experiência no desktop é sensivelmente melhor. Mas é no celular mesmo que as pessoas vão notar a evolução”.

Todo o processo de remodelagem do portal durou cinco meses, a partir do momento em que a discussão sobre essa mudança saiu do campo das ideias e foi para a prática, com planejamento e tomada de decisões. Nesse momento, a equipe do Grupo 4oito se inspirou em outros jornais on-line para tornar o próprio site mais atrativo e acessível. De acordo com Arthur, G1, UOL, Estadão, Infomoney e The New York Times foram fontes de criatividade para a execução do novo layout.

Como a nova organização da página foi pensada para melhorar a experiência mobile, Arthur Lessa acredita que a porcentagem de acessos via smartphones e tablets possa crescer ainda mais. Atualmente, essa taxa está em 85%. Ele não esconde a expectativa e a ansiedade com os resultados da reformulação.

“As coisas evoluem. No 4oito, estamos melhorando a experiência. Assim, com o Portal a minha dúvida é o quanto isso vai melhorar para as pessoas. Eu tenho plena certeza de que vai melhorar a experiência das pessoas, de que vai melhorar a relevância no mercado, porque, além de ter o melhor conteúdo, a gente vai ter a melhor entrega. Então, eu só quero ver o quanto isso vai reverter na relação com os leitores”, admitiu.

Tags: todasexta

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito