Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Branded Content

A digital da Unesc reconhecida no empreendedorismo

Ranking nacional coloca Universidade entre as cinco não estatais mais empreendedoras; Exemplos de bons resultados não faltam
Por UNESC Edição 17/12/2021 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
(Fotos: Arquivo Unesc)
(Fotos: Arquivo Unesc)

A transformação de vidas e cenários passa pelo incentivo e pelas oportunidades abertas pela educação. Na Unesc o ambiente empreendedor tem sido responsável pela alavancagem de diferentes negócios, que culminam em um ambiente cada vez mais inovador. Prova disso é o contato direto com a comunidade, que encontra na Universidade o meio para escancarar as portas para o sucesso. Para o empresário Geraldo Canarin, de Siderópolis, esse foi o caminho. Convidado a participar de um dos projetos do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc por meio da empresa familiar Formas e Artes, ele recebeu consultoria gratuita e, ali, enxergou de fato o potencial do seu negócio e as bases nas quais deve construí-lo para estar realizado e colaborar com o desenvolvimento da região.

"Nós empreendedores temos a vontade, o desejo, o sonho, mas precisamos nos organizar e foi nesse quesito que ganhei muito. Com a consultoria tive instrumentos para estar seguro de que poderia explorar esse potencial do artesanato, com os pés firmes, colaborando com o cenário turístico e prosperando com o negócio familiar", destaca empolgado para as próximas parcerias e portas abertas pela Universidade.

Ele é mais um dos exemplos que orgulham a Unesc e demonstram seu potencial empreendedor unido ao perfil comunitário. Além das centenas de histórias inspiradoras que representam a veia empreendedora cada vez mais aflorada na Universidade, tal papel foi reconhecido de forma oficial no Ranking de Universidades Empreendedoras 2021.  Desenvolvida pela quarta vez com o convite à participação de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país, a pesquisa levou em consideração questões ligadas à Cultura Empreendedora, Capital Financeiro, Infraestrutura, Internacionalização, Inovação e Extensão. Diante dos indicadores apresentados pelas instituições, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores aponta a Unesc como a quinta instituição não estatal mais empreendedora do Brasil, sendo segunda colocada entre as comunitárias de Santa Catarina.

Raio-x de boas práticas

Ao coletar dados de 126 IES do Brasil, o ranking tem como objetivo a transformação das universidades brasileiras por meio da geração de novos estímulos. Entre os exemplos da Unesc que ganharam maior destaque estiveram as ações de Boas Práticas de Cultura Empreendedora, na qual a Instituição despontou em 9º lugar em nível nacional, e Boas Práticas de Infraestrutura, no qual apareceu em 8ª colocação. Ao consagrar-se entre as principais do país, a Unesc demonstra sua força cadenciada entre um ecossistema favorável, uma comunidade acadêmica envolvida e a participação ativa da sociedade.

A pesquisa foi recebida e analisada com empolgação pela gestão da Unesc, que tem apostado na cultura empreendedora e no Movimento Empresa Júnior como algumas das principais formas de diferenciação e abertura de oportunidades tanto para a comunidade interna quanto para a comunidade externa.

"A Unesc tem se ressignificado e buscado se conectar com todas as áreas e setores internos e externos. É uma alegria compartilhar com a comunidade acadêmica e com a comunidade externa esse resultado, que coaduna com um conjunto de ações muito bem-feitas e alinhadas.. A classificação de destaque em diferentes quesitos é um grande motivador para continuarmos investindo na formação de excelência e no apoio a comunidade. Fazemos parte com orgulho dessa grande Instituição que promove diferentes significados e se torna ainda maior nos tempos mais desafiadores. Não esmorece, busca soluções e obtém os resultados", destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta, orgulhosa.

Entre os projetos institucionais que foram decisivos para a conquista dos bons resultados na pesquisa nacional, conforme Luciane, estão ações em diferentes frentes, desde a relação cada vez mais próxima com as comunidades por meio das associações de bairros, até as escolas, os serviços de saúde e o setor produtivo. "Internamente, desenvolvemos um ecossistema que compreende processos de trabalho, tecnologia, inovação e jornada empreendedora. Reposicionamos o Movimento Empresas Júnior, criamos o programa Empreende Mulher, adotamos disciplinas que envolvem a prática do empreendedorismo na graduação, nos conectamos com o setor produtivo por meio dos nossos mestrado e por meio do programa Unesc Labs, que traz as empresas para dentro da Universidade, implantamos o Plano de 60 dias e o Mentoring, adotamos estratégias que vão desde a recepção de uma boa ideia, o desenvolvimento do plano de negócios, a pré-incubação, a incubação, a aceleração , a internacionalização, ou seja, de fato estamos respirando inovação e empreendedorismo", acrescenta.

Movimento de aceleração constante

A colheita do resultado expressivo, para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, uma das principais idealizadoras do Núcleo de Empreendedorismo, grande sacada que envolve Universidade e comunidade, é fruto de uma semeadura que vem sendo feita de forma constante nos últimos anos.

A política de inovação e empreendedorismo, conforme Gisele, é uma das principais bandeiras da atual gestão, que aposta nos projetos de incentivo à criação de novos negócios e à manutenção de empreendimentos competitivos e sustentáveis para a região. "As boas colocações em diferentes categorias do Ranking de Universidades Empreendedoras 2021 consagram um trabalho de excelência que tem foco voltado à política de inovação e empreendedorismo. A Unesc tem investido constantemente no desenvolvimento de políticas acadêmicas para a promoção de competências que oferecem resultados expressivos aos envolvidos, utilizando todo o potencial da Universidade", pontua.

Tags: todasexta

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito