Um vídeo gravado na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, ganhou grande repercussão nas redes sociais ao mostrar uma abordagem a um vendedor ambulante que teve seus produtos recolhidos por fiscais da Prefeitura. A cena mostra o jovem questionando a ação e sendo abordado com firmeza por um homem que se identifica como sargento da Polícia Militar. A situação se intensificou com a chegada de policiais militares, que revistam o ambulante após ele fazer comentários considerados ofensivos.
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta sexta-feira (19), o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz Silva, esclareceu que o homem que aparece se identificando como sargento é um ex-integrante da corporação, atualmente na reserva, e que hoje atua como fiscal da Prefeitura, sem qualquer vínculo operacional com a PM. “Ele foi nosso sargento por muitos anos, mas hoje está na reserva e atua junto à fiscalização municipal. Não tem qualquer relação com a Polícia Militar naquela abordagem”, explicou o comandante.
Sobre a conduta dos policiais militares, o tenente-coronel defendeu a atuação da equipe, afirmando que a abordagem só ocorreu após o ambulante xingar os policiais. “Se você observar o vídeo, os policiais nem interagiam com o garoto e eles chegaram e estavam conversando com os fiscais. O jovem começou a xingar, usando termos ofensivos, o que motivou a abordagem. Foi feita a revista e registrado um boletim de ocorrência. Ele não foi preso, apenas entregue aos fiscais para as providências administrativas”, concluiu o comandante.
Confira o vídeo abaixo:
Ouça na íntegra a entrevista com o tenente-coronel Mário Luiz Silva: