Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereadores buscam formas para barrar sessão extraordinária

Possibilidade de aprovação de projeto do Criciumaprev sob instabilidade jurídica é um dos argumentos
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 23/12/2019 - 09:59 Atualizado em 23/12/2019 - 10:05
Vereador Julio Kaminski tenta barrar sessão extraordinária de hoje / Divulgação
Vereador Julio Kaminski tenta barrar sessão extraordinária de hoje / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) conseguiu, mediante ação judicial, uma medida liminar que modifica o quórum necessário para aprovar o Projeto de Lei Complementar (PLC) que visa alterar a alíquota de contribuição dos servidores para o Criciumaprev, de 11% para 14%. Esse é um dos argumentos que embasa o mandado de segurança que está por ser impetrado por um grupo de vereadores contra a realização da sessão extraordinária marcada para esta segunda-feira, 23, a partir das 17h, na Câmara de Criciúma. 

"Estamos diante da possibilidade de aprovação de um projeto importante sob uma liminar. E se ela cair daqui a pouco? Isso pode criar uma insegurança jurídica bastante grande", observa o vereador Julio Kaminski (PSDB), um dos autores do pedido de suspensão da sessão que terá este e outros 28 projetos em pauta. "Fora que não há, em nenhuma das pautas propostas, a urgência alegada pelo Executivo", refere. "São muitos projetos para pouco tempo, não há necessidade desse afogadilho. Estamos olhando os projetos, um a um, não há entre eles nada que mude o cenário para 2020. Vamos tentar um tempo para estudar melhor. É importante que a Câmara tenha os projetos antecipados para amadurecer a tomada de decisões", detalha Kaminski.

A mudança da maioria, da qualificada de 12 votos para a simples, de 9 votos, pode fazer a diferença para a aprovação do PLC. "Temos que discutir com o Judiciário essa questão", pontua o vereador. Caso não haja êxito na busca da suspensão da sessão via Justiça, Kaminski cita a via política como a alternativa. "Temos que tentar mostrar para o presidente que não somos a extensão do Executivo. O presidente precisa perceber que a Câmara é legístima também para rever esse tipo de conduta. Não temos urgência, antes disso que o prefeito propõe temos um déficit atuarial milionário para discutir", menciona o parlamentar.

Confira também - Ademir Honorato dispara contra Salvaro: 'pensam que somos burros?'

O vereador Zairo Casagrande (PSD), outro que também deve assinar o pedido de suspensão da sessão, está otimista. "Nenhum dos projetos propostos conta com o caráter de urgência que o regimento interno da Câmara estabelece. É bem provável, eu entendo, que há grande chance de sucesso no mandado de segurança", afirma. "Se depois o Tribunal derrubar a liminar que estabeleceu a mudança da votação, toda essa votação fica perdida", cita. Casagrande calcula que o governo poderá alcançar os 9 votos, mas não 12. "Mas afinal, qual quórum vai valer hoje? O da Lei Orgânica, de 12 votos, ou o despacho da juíza, de 9 votos? Esse é outro argumento para não se votar os projetos hoje, isso coloca uma adrenalina muito grande na votação da alíquota", observa.

Confira também - Adelor Lessa: Querem barrar a extraordinária

Casagrande lembra, ainda, que a mudança da alíquota sugerida por Salvaro via PLC deveria ter sido submetida ao Conselho do Criciumaprev. "Fizemos uma audiência pública sobre o Criciumaprev, nela se levantou uma série de sugestões para um plano de salvação. Um pacote. O Salvaro pegou uma questão pontual e já mandou para a Câmara, isso não resolve o problema do Criciumaprev", critica o vereador. "O prefeito tem dificuldades de dialogar com o conselho, os servidores, essa mudança de alíquota, por si só, não resolve nada. A ideia de uma alíquota progressiva seria muito melhor. Essa discussão de agora é descabida", finaliza.

Vereador Zairo Casagrande / Divulgação

Além de Kaminski e Casagrande, os vereadores Edson Paiol (PP) e Ademir Honorato (MDB) também devem assinar o pedido de suspensão da sessão extraordinária a ser encaminhado ainda hoje ao Judiciário. Por enquanto, a sessão está mantida para as 17h desta segunda-feira, 23.

Confira também - Salvaro convoca Câmara para votar reforma da previdência

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito