A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) iniciou um novo ciclo, nesta quinta-feira (12). O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD), assumiu oficialmente a presidente da entidade.
A cerimônia foi realizada na sede da associação e reuniu autoridades políticas, militares e representantes da imprensa. Ele sucede o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP).
Vaguinho destacou que o primeiro compromisso é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior. O político também fez questão de reconhecer o papel do antecessor na articulação entre os prefeitos. “Ele fez com que estivéssemos abraçados no mesmo propósito”, disse.
LEIA MAIS:
- Extensão da Via Rápida depende de ajuste orçamentário;
- Por unanimidade: julgamento no TSE mantém Jorge Seif como senador por SC
Em entrevista ao portal 4oito, que acompanhou a posse na sede da Amrec, Vaguinho afirmou que ao menos três pautas já são consenso entre os prefeitos: a extensão da Via Rápida, a ampliação da SC-445 e o fortalecimento da segurança pública. “O número de policiais que temos hoje é menor do que dez anos atrás, mas as mazelas sociais aumentam dia a dia. Nós precisamos aumentar o efetivo”, declarou.
Mobilidade urbana segue como foco da Amrec
Entre as prioridades da nova gestão está o acompanhamento das ações relacionadas ao Morro dos Cavalos. "Nos manteremos vigilantes, monitorando e cobrando as ações que foram divulgadas”, pontuou o presidente da associação.
A ampliação da infraestrutura viária também aparece como pauta central. “Fazer com que a Via Rápida vá até o Balneário Rincão é uma das grandes bandeiras”, afirmou Vaguinho. Ele ainda defendeu a extensão da SC-445 até Criciúma e a ligação com a BR-101 para melhorar o escoamento da produção regional.
Nova matriz econômica e reforço ao Hospital São José entram na pauta regional
Outro eixo estratégico será a transição energética justa. Segundo o prefeito, a região pode transformar áreas de rejeito da mineração em fonte de geração de energia e desenvolvimento. “Estamos diante de uma possibilidade real de uma nova matriz econômica na nossa cidade”, destacou.
Ele também defendeu maior aporte estadual ao Hospital São José. “O hospital é regional, atende todos os municípios, e o aporte que o Governo do Estado faz hoje é insuficiente”, disse ao 4oito.
Representatividade, mandato e articulação regional
Sobre o significado da posse, o prefeito ressaltou a importância da representatividade. “A Amrec só é forte quando os municípios estão fortes”, afirmou. Segundo ele, a escolha seguiu o sistema de rodízio partidário, e a indicação contou com consenso entre os prefeitos do PSD.
O mandato na presidência da Amrec tem duração de um ano. Para a eleição de 2026, apenas uma chapa foi inscrita, encabeçada por Vaguinho como presidente e pela prefeita de Urussanga, Stella Talamini (MDB), como vice-presidente. Também foram empossados os demais membros do Conselho Executivo e o Conselho Fiscal da nova gestão.
Vaguinho ainda destacou a importância dos consórcios intermunicipais. “Esses dois consórcios são instrumentos jurídicos perfeitos para estabelecer novas parcerias com o Estado e com a União”, afirmou, ao citar o CIAMREC e o CISAMREC.
Ao encerrar, ele avaliou que o ano eleitoral pode fortalecer as pautas regionais. “O ano eleitoral é um ano fértil. Quem vier buscar votos aqui vai sair com um selo de compromisso das pautas que nós vamos elencar”, concluiu.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!