Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Valmir Comin: "Progressistas terá protagonismo"

Segundo presidente da executiva municipal, PP disputará na majoritária
Por Renan Medeiros 28/03/2024 - 15:40 Atualizado em 02/04/2024 - 16:52
Foto: Eduardo Guedes/Agência AL/Arquivo
Foto: Eduardo Guedes/Agência AL/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, Valmir Comin é, atualmente, presidente da Executiva do Progressistas (PP) em Criciúma. O tradicional nome do partido foi entrevistado nesta quinta-feira (28) no programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, também com a participação da jornalista Maga Stopassoli.

O principal ponto enfatizado por Comin é a garantia de que o Progressistas será protagonista na eleição de 2024 em Criciúma. Ou com Julio Kaminski como candidato a prefeito, ou compondo como vice, em especial numa possível aliança com Ricardo Guidi e o PL. A volta de Jorge Boeira às fileiras do PP indica um passo nessa direção.

Ouça a entrevista completa:

Veja o que disse Valmir Comin

Filiação de Jorge Boeira

"Não está filiado. Ele nos procurou, estamos conversando. Acho uma liderança de expressão. Empresário de sucesso. Nós devemos ter alguma conversação aí no decorrer do início da semana que vem, até o prazo, acredito. Ele tem procurado, tem se colocado à disposição, dizendo que não tem pretensão nenhuma de concorrer, mas sim de ajudar na montagem de um projeto, de uma coalizão que permita chegar ao Paço Municipal, contra o que está hoje no comando do município. O Progressista tomou uma definição: nesta eleição não seremos coadjuvantes, estaremos protagonizando o processo ou na condição de candidato a prefeito ou a vice, na majoritária."

Afastamento do governo Salvaro

"Esse foi um dos fatores que, pela fechada de porta do prefeito Clésio Salvaro, acabou nos distanciando justamente por esse fato de não termos a oportunidade de participar da majoritária."

Júlio Kaminski candidato a prefeito

"Nós tínhamos três pré-candidatos, que seriam o Miguel Pierini, empresário e vereador, o empresário e vereador Miri Dagostim e o advogado e vereador Júlio Kaminski. E, até por orientação da estadual, sempre tem um ditado que diz que quem tem três não tem nenhum, não é verdade? Que a gente precisava unificar forças em um vetor que possibilitasse, a partir daí, buscar os encaminhamentos. Mesmo porque, todo aquele que migra a um partido e que tem a pretensão de concorrer ao Legislativo, ele quer ouvir o protagonista do processo. E ficou o Kaminski como nosso pré-candidato. É nessa esteira que nós estamos trabalhando."

Composição com Guidi?

"Há uma expectativa, sim. Temos reiterado, às vezes conversado com o deputado Guidi. Eu tive o privilégio e o prazer de ter sido deputado com o Guidi, com o pai e com o filho. E disse a ele e à mãe dele: ‘se você tiver 10% da coragem do seu saudoso pai, já teria levantado a espada e dado o grito de guerra’. Mas essa é uma prerrogativa peculiar que cabe a cada um. Se ele tomar uma posição, a probabilidade de nós estarmos juntos é certa; porém, se não, o Progressista vai estar na tela com o número 11, que isso vai repercutir consideravelmente em toda a região, no subconsciente do eleitor."

Objetivos do partido para 2024

"O progressista hoje tem uma Executiva provisória. Estou na condição de presidente e o Kaminski que é o nosso pré-candidato. Ponto. A partir daí, temos tido várias conversas com o próprio Antonelli (Anderlei Antonelli, ex-prefeito de Criciúma), que tem manifestado o desejo de estarmos juntos, o próprio Boeira. É evidente que tudo isso passa por uma construção. Porém, nada avança sem que tenhamos aí o consentimento de quem está capitaneando o processo, que é o Kaminski. Nós temos, hoje, a melhor nominata dos últimos 20 anos, do partido. Infelizmente, não temos tido a condição de poder expor isso, porque é muito complicado, está muito agressivo o processo. Acredito que, depois da data final do TRE, nós vamos poder divulgar essa lista, e com certeza tem bons nomes aí de empresários, de profissionais liberais, de funcionários públicos, jovens, pessoas já com mais experiência que vão figurar essa frente, para que a gente possa fazer pelo menos três vereadores, e o Progressistas tem potencial para isso. "

Proximidade com o Governo do Estado

"Preciso ressaltar aqui a proximidade do partido, a bancada estadual vem votando com o governo Jorginho. O Sílvio (Dreveck) vem figurando na condição de secretário de Estado da Indústria e Comércio. Ocorreu já a terceira reunião, a segunda foi na segunda-feira com as duas executivas, com a presença do nosso senador (Esperidião Amin), com a bancada, e ontem, antes de ontem aliás, já a reunião com o Bruno (Mello) e com o Filipe (Mello), já buscando todos os encaminhamentos das possíveis coligações em todo o estado, já vislumbrando o processo para 2026. Ficou acordado o Bruno com o Filipe, os dois filhos do governador Jorginho, com o presidente do partido, o Leodegar da Cunha Tiscoski, e o secretário nacional, Aldo da Rosa, que já estão tratando os assuntos e o acordo já fechado para o processo de 2026, que evidentemente passa por essa eleição de 2024."

Tags: eleicoes2024

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito