O imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) já está disponível para gestantes nas unidades de saúde de Criciúma. A informação foi confirmada pela gerente regional de Saúde, Moyra Lopes, que destacou que as gestantes entre 28 e 36 semanas podem procurar diretamente a unidade de saúde do seu território para receber a dose.
Segundo Moyra, para bebês prematuros e crianças de até dois anos com comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde, o imunizante ainda não está disponível em Santa Catarina. “O Estado ainda não recebeu essas doses. No momento, estamos na fase de levantamento do público infantil que será vacinado, e a previsão é de que o imunizante chegue ao Estado no final de fevereiro”, explicou.
LEIA MAIS:
- Quer saber se recebe o Abono Salarial de 2026? Consulta inicia nesta quinta
- Mercado aquecido: Santa Catarina soma mais de 8 mil vagas de emprego
A gerente regional também informou que está em andamento a organização do fluxo de vacinação. “Estamos orientando os técnicos municipais sobre como ocorrerá a imunização, para que tudo esteja estruturado assim que as doses chegarem”, afirmou.
Dados nacionais reforçam a importância da estratégia. Em 2025, os casos de internação por VSR registraram um pico significativo no país, chegando a representar até 82,5% das causas de internação na faixa etária infantil mais jovem.
Distribuição do nirsevimabe em Santa Catarina
Paralelamente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quarta-feira (4), a distribuição das primeiras doses do nirsevimabe às Regionais de Saúde de Santa Catarina. O anticorpo é indicado para a prevenção de formas graves de infecção pelo VSR, principal causa de bronquiolite e pneumonias em bebês.
O nirsevimabe é voltado principalmente para bebês prematuros, crianças com cardiopatias congênitas, doenças pulmonares crônicas e outras condições que aumentam o risco de complicações respiratórias. A SES recebeu do Ministério da Saúde 3.826 doses de 50 mg e 211 doses de 100 mg, que serão distribuídas de forma gradual às regionais.
“O VSR é uma das principais causas de internação em bebês e crianças pequenas. Com a chegada do nirsevimabe, ampliamos a proteção desse público mais vulnerável, fortalecendo as ações de prevenção e cuidado”, destacou o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, João Augusto Fuck.
As famílias devem procurar a unidade de referência do município para obter informações sobre indicação e agendamento da aplicação. A expectativa do Governo do Estado é reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde e ampliar a proteção das crianças antes do período de maior circulação do vírus, durante o inverno.
Cronograma de distribuição nas regionais:
– Quarta-feira (4): Mafra, Jaraguá do Sul, Lages e Rio do Sul
– Quinta-feira (5): São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e Xanxerê
– Sexta-feira (6): Araranguá, Tubarão e Criciúma
– Segunda-feira (9): Itajaí e Blumenau
– Terça-feira (10): Joaçaba, Videira, Florianópolis e Joinville
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!