Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Sindicato detalha como ficam os serviços após a greve no Materno-Infantil de Criciúma

Mobilização teve inicio na manhã desta quinta-feira (5)

Por Sophia Rabelo Criciúma, SC, 05/02/2026 - 11:30 Atualizado há 7 horas
Hospital Materno-Infantil enfrenta greve sem desligar atendimentos-chave | Foto: Divulgação
Hospital Materno-Infantil enfrenta greve sem desligar atendimentos-chave | Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os atendimentos considerados essenciais estão mantidos no Hospital Materno-Infantil de Santa Catarina, em Criciúma. Os trabalhadores paralisaram as atividades, nesta quinta-feira (5), de forma parcial, por atrasos recorrentes no pagamento do complemento do piso da Enfermagem, que afeta, principalmente, os técnicos.

A greve, portanto, não compromete os serviços de maior urgência prestados pela unidade. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), a mobilização está relacionada a atrasos em pagamentos de benefícios e direitos trabalhistas

LEIA MAIS SOBRE A PARALISAÇÃO:

Atendimento essencial mantido no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina

Segundo o sindicato da categoria, a emergência, o pronto-socorro e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continuam operando normalmente. Aproximadamente 50% dos trabalhadores dos turnos da noite e da manhã aderiram à paralisação parcial, enquanto os demais seguem atuando em uma escala organizada, respeitando a legislação que impede a interrupção total de serviços essenciais. 

Greve parcial no Hospital Materno-Infantil não compromete urgência | Foto: Divulgação 

Administração do Hmisc se manifesta

Em nota, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que administra a unidade hospitalar, informou que o recurso federal, oriundo da Política de Complementação do Piso da Enfermagem (PEC), foi devidamente processado nesta data (quarta-feira, 4 de fevereiro), não havendo que se falar em atraso no repasse ou no cumprimento dessa obrigação. 

O comunicado ainda ressalta que "quanto ao vale-alimentação, informa-se que o benefício encontra-se em fase de processamento para ser concluída ainda hoje (quarta-feira). Em relação às alegações envolvendo depósitos de FGTS e repasses de empréstimos consignados, o Ideas esclarece que atua em estrita observância às normas legais e contratuais aplicáveis, mantendo rotinas internas de processamento, conferência e validação da folha de pagamento, com mecanismos formais de controle e rastreabilidade das informações necessárias ao cumprimento das obrigações operacionais". 

Tags: hmisc criciuma

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito