Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Uma nova plataforma de rendimento e apoio pedagógico em Criciúma

Clube Aluno vai atingir cerca de quatro mil estudantes da rede municipal de ensino
Por Redação Criciúma, SC, 17/07/2019 - 16:43Atualizado em 17/07/2019 - 16:46
Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) iniciaram a implantação da plataforma para análise do rendimento escolar e apoio pedagógico em ambiente online, o ‘Clube Aluno’. A solução contemplará aproximadamente quatro mil estudantes do Ensino Fundamental II, de 27 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.

Por meio de uma interface simples e de fácil compreensão, a ferramenta esclarece dúvidas sobre o conteúdo das disciplinas ensinadas, como Matemática, Português, Artes, Literatura, História, Inglês, Ensino Religioso, Sociologia, Filosofia, Geografia, Ciências (Química e Física) e Biologia. Aproximadamente 1,5 mil professores estarão à disposição para auxiliar.

A plataforma também apresenta um ambiente de relacionamento entre os alunos, semelhante a uma rede social, compartilhando ações e atividades por meio de tecnologias. Cada aluno recebe um login e senha para acessar o sistema. Os estudantes podem utilizar o computador ou um aplicativo no celular.

Os diretores escolares e a coordenação pedagógica terão acesso a uma área restrita, onde será feito o acompanhamento dos estudantes, a visualização da comparação do rendimento e o interesse dos alunos. O sistema será apresentado aos estudantes, que passarão por uma capacitação de duas horas nas próprias escolas para aprender sobre os principais pontos.

Segundo o diretor da DTI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, a plataforma potencializa e auxilia o processo de ensino-aprendizagem nas escolas. “A plataforma vai motivar os alunos no desenvolvimento de atividades educacionais, por meio do cenário online que permite um alto grau de interatividade. Estamos assim, fortalecendo a cultura tecnológica na rede municipal de ensino, através do envolvimento de diversos segmentos da secretaria, que desenvolvem atividades de TI nas escolas”, frisa.

Apresentação da ferramenta aos estudantes

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17, a apresentação da nova ferramenta aos estudantes do 5° e 6° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Contim Portella, localizada no bairro São Sebastião. Algumas unidades irão incluir o último ano do Ensino Fundamental I, de acordo com a necessidade.

“Estamos contentes com essa ferramenta, pois é um recurso a mais para estar utilizando na escola. O sistema será voltado para as três turmas de 5° ano e duas do 6° ano. Tem crianças que são tímidas e não perguntam na sala de aula e com o sistema irão tirar as dúvidas, além do acompanhamento antes e depois das avaliações”, frisa a diretora da EMEIEF José Contim Portella, Simone Garcia.