O último fim de semana do ano segue com tempo quente, abafado e instável, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. O cenário climático deve trazer altas temperaturas e chance de temporais.
De acordo com a previsão meteorológica emitida na sexta-feira (26), uma forte onda de calor continua a influenciar o estado, mantendo as tardes com temperaturas elevadas e as noites abafadas. No Litoral Sul, o destaque fica para o sábado (27), quando alguns municípios da região de Criciúma podem registrar máximas próximas dos 40 °C.
LEIA MAIS:
- Sábado será de calorão e sensação abafada em Criciúma e região
- Perigo no mar: águas-vivas são avistadas em praias de SC e acendem sinal de alerta
- 'Bastante raro': cena impressionante mostra orcas em caça a golfinhos em SC
O calor aliado à umidade favorece a formação de temporais isolados com chuva intensa, raios e rajadas de vento entre as tardes e noites dos próximos dias. Embora nas primeiras horas o risco de tempestades mais fortes esteja mais concentrado no Vale do Itajaí e no norte do estado, no domingo (28) as condições para chuva e instabilidade aumentam também sobre o Oeste e o Sul catarinense, inclusive no entorno de Criciúma.
O risco é alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências associadas a dsestelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e exurradas pontuais.
Para a segunda-feira (29), a previsão indica que o calor continuará, mas com temperaturas um pouco mais amenas. Mesmo assim, a instabilidade pode se organizar de forma mais ampla, com possibilidade de episódios de chuva e até risco de granizo em áreas do estado mais ao norte e oeste.
A Defesa Civil reforça que, nesta época do ano, o tempo pode mudar rapidamente ao longo da tarde. Por isso, recomenda-se que moradores:
- Evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e mantenham hidratação;
- Busquem abrigo seguro durante temporais e fiquem longe de janelas e objetos que possam voar com o vento;
- Não atravessem ruas alagadas, mesmo com veículos maiores.