Santa Catarina deve registrar mais um dia de calor intenso neste sábado(27), especialmente nas regiões litorâneas. Segundo o professor e climatologista Michael Peterson, o fenômeno é típico do verão no sul do Brasil e está associado à presença de ar quente e úmido sobre o estado. “Para amanhã, a temperatura deve chegar a 35, 36 graus em algumas cidades, principalmente nas regiões próximas à praia. A umidade elevada vai aumentar a sensação térmica, deixando o dia ainda mais abafado”, alerta Peterson.
O especialista explica que a combinação de calor e umidade também pode gerar chuvas rápidas e localizadas, típicas do verão. “No final da tarde, podem se formar pequenas trovoadas em pontos isolados, mas são rápidas e logo dão lugar a um período mais fresco durante a noite”, afirma.
No litoral, o clima será favorável para aproveitar a praia durante a manhã e boa parte da tarde, com apenas algumas nuvens e ventos fracos. Já nas áreas mais internas, a alta temperatura deve ser sentida de forma mais intensa, principalmente em locais com pouca ventilação. Peterson destaca ainda que o fim de semana seguirá com calor, mas a partir da segunda-feira a entrada de uma frente fria deve reduzir um pouco as máximas e aumentar as chances de chuva em algumas regiões do estado.
Ouça a entrevista completa: