O momento em que orcas predavam golfinhos foi avistado em Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira (25). O registro foi feito pelo pescador e mergulhador, Paulo Henrique Bertan Cardoso, conhecido como Paulinho.
“A gente estava pescando e elas passaram bem perto de nós”, relatou ao 4oito.
LEIA MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE
- IMA aponta seis pontos impróprios pra banho nas praias do Litoral Sul
- Desmatamento ilegal destrói quase 5 hectares em Jacinto Machado
Segundo ele, primeiro, os golfinhos se aproximaram da embarcação e, logo depois, foi a vez das orcas. “Foi uma cena linda. Nunca tinha visto algo assim”, completou.
Em uma publicação nas redes sociais, o pescador descreveu o momento como um presente inesquecível. “Golfinhos e orcas dividindo o mesmo cenário, em um registro raro e emocionante do nosso litoral catarinense”, escreveu.
O vídeo rendeu mais de 200 mil visualizações, 12 mil curtidas e 200 comentários. “Santa Catarina é incrível”, disse um internauta. “Essas imagens são raríssimas”, completou outro. Assista:
Registro é considerado "bastante raro" por especialista
De acordo com o professor e diretor do Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Jules Soto, as imagens mostram estratégias de caça das orcas, que estavam predando golfinhos.
“Isso é claro. Na região, a gente já tem registros de predação de delfins. Nós mesmo já encontramos no conteúdo estomacal de orcas encalhadas, restos de delfins de várias espécies”, explicou. Assista:
O especialista confirma que esse é um registro bastante raro para a região. “É a primeira vez que se registra orcas perseguindo delfins aqui na costa brasileira. Eu desconheço outro registro”, finalizou.
Sobre as orcas
As orcas são mamíferos marinhos pertencentes à família dos golfinhos e são conhecidas cientificamente como Orcinus orca. Com coloração marcante em preto e branco e nadadeira dorsal alta, essa espécie também desempenha papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas marinhos e são indicadoras da saúde dos oceanos.