Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tribunal de SC condena município que contratou empregada por consórcio

Caso aconteceu no Sul do estado
Por Redação Maracajá, SC, 01/11/2021 - 20:33 Atualizado em 01/11/2021 - 20:33
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Contratos entre um município e um trabalhador firmados por meio de consórcios são considerados nulos, pois as normas exigem um concurso público para esse tipo de contratação. Assim entendeu a 4ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) ao reconhecer a existência de vínculo de emprego entre uma farmacêutica e a prefeitura de Maracajá, município do sul catarinense.

Segundo o processo, a farmacêutica já atuava na rede quando foi pressionada a firmar novo contrato com consórcio, passando a figurar como autônoma. Em primeira instância, foi reconhecida a existência de vínculo com o município, que foi condenado de forma subsidiária a quitar R$ 50 mil em verbas trabalhistas. O município recorreu. 

Ao analisar os autos, o desembargador Gracio Petrone destacou que o contrato firmado sem concurso público é nulo, conforme previsão expressa do artigo 37, §2º, da Constituição Federal.

"Não obstante tenha se constituído com personalidade jurídica de direito privado, o consórcio público deve observar as normas de direito público, inclusive no que concerne à admissão de pessoal", ressaltou.

"Não há como afastar a responsabilidade subsidiária do município por conduta culposa quanto à fiscalização do cumprimento das normas para contratação de pessoal pelo consórcio", concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito