Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Três cidades da região Sul ganham sedes do Corpo de Bombeiros

No 4° BBM, Cocal do Sul, Forquilhinha e Praia Grande devem receber novos quartéis
Por Giovana Bordignon Cocal do Sul/Forquilhinha/Praia Grande, SC, 12/09/2023 - 17:28
Foto: Giovana Bordignon/4oito
Foto: Giovana Bordignon/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Três municípios da região Sul de Santa Catarina passam por tratativas para receber novas sedes do Corpo de Bombeiros. O 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) anunciou planos para estabelecer quartéis em Cocal do Sul, Forquilhinha e Praia Grande. Essa iniciativa aumenta a capacidade de resposta a emergências e incêndios na região, proporcionando um atendimento mais eficaz e ágil à população local.

Ainda este ano, iniciam as obras em Cocal do Sul

Segundo o comandante do 4° BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, em Cocal do Sul, o projeto do edifício já está em fase de finalização. Em parceria com a prefeitura, já foram disponibilizados os recursos financeiros e um edital licitatório deve ser lançado para a definição da empresa que executará a obra. Até outubro, essa etapa deve estar finalizada, para colocar a mão na massa ainda este ano.

“Cocal do Sul é um município que está aumentando bastante, em população e em indústria. Temos um volume muito grande de ocorrências ali, então se faz necessária a nossa presença. O início das obras está previsto para este ano e a finalização será para o segundo semestre do ano que vem”, frisou o comandante. Hoje, a população da cidade é atendida pelos bombeiros de Urussanga, Morro da Fumaça ou Criciúma.

Além do novo quartel para Cocal do Sul, há uma reforma prevista para o Corpo de Bombeiros de Urussanga. “Ele existe há 35 anos e, basicamente, é a mesma estrutura daquela época, de 1988. Nós estamos em uma fase avançada, com o projeto já finalizado. Mas a ideia é reformar e ampliar. Será um quartel moderno, que atenderá toda a demanda de efetivo e a população da região”, pontuou Piovezam.

Em Forquilhinha, CBM ganha espaço próprio

Em Forquilhinha, o quartel de Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar ficam no mesmo prédio. “A gente precisa fazer reformas e melhorias no quartel, mas, em função dessa característica, não conseguimos melhorar muito o nosso lado”, explicou o comandante do 4º BBM. Por isso, há a necessidade de um espaço próprio que não afete o tempo resposta de chegar a ocorrência.

“Quando o comandante assumiu, [o 2º sargento Guilherme Spillere,] eu disse a ele que tinha a missão de conseguir um terreno para que a gente saia de lá, um local que atinja a nossa necessidade. Vamos fazer um projeto com o quartel de bombeiros e aí sim vamos atrás de recursos para fazer a execução da obra”, contou Piovezam.

A prefeitura de Forquilhinha já cedeu um terreno para a nova localização do Corpo de Bombeiros. Atualmente, está em fase de contratação de uma empresa para a criação do projeto do quartel. Em seguida, será feita a captação de recursos para a execução da obra. Ainda não há prazo de início da construção ou entrega da obra.

Aumento de turistas pede quartel de bombeiros em Paria Grande

Com o crescimento do turismo em Praia Grande, há um aumento de ocorrências na região. Conforme o comandante do 4º BBM, já há um estudo há algum tempo verificando a possibilidade de implantação de um prédio para o Corpo de Bombeiros no local, com o apoio da prefeitura e Governo do Estado.

“As conversas iniciaram no início deste ano. Estamos analisando a questão de local, custos e a viabilidade de ter uma estrutura do Corpo de Bombeiros lá. É uma estrutura cara, então precisamos ter uma condição mínima para atender bem a população”, finalizou o tenente-coronel.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito