Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tire suas dúvidas sobre o edital de incentivo à propriedade intelectual

Iniciativa da Fapesc e do INPI tem inscrições abertas até o dia 29
Por Redação Criciúma, 12/04/2024 - 16:50 Atualizado em 12/04/2024 - 16:50

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Encerra no dia 29 de abril, às 18h, o prazo para inscrições no edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em colaboração com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), destinado a incentivar a propriedade intelectual entre empresas catarinenses.

O edital representa uma oportunidade valiosa para empresas de Santa Catarina protegerem suas inovações e fortalecerem sua posição no mercado nacional e internacional.

A iniciativa oferece apoio financeiro a projetos que busquem a proteção de ativos intangíveis, como patentes, desenhos industriais e programas de computador.

Nesta quarta, a Fapesc realizou uma live de tira-dúvidas. Assista abaixo (o texto continua depois):

“O edital é a bíblia de vocês. Vocês têm que ler com atenção, reler. Todas as respostas estão nele”, ressalta a coordenadora de projetos de Inovação da Fapesc, Sheila Simon Neres.

Quem pode se candidatar

Pessoas físicas residentes em Santa Catarina com vínculo direto e legal com empresas catarinenses que estejam regulares com as obrigações fiscais e cadastradas no SIGFAPESC.

Valores envolvidos

O edital disponibiliza um total de R$ 1,05 milhão, com valores de até R$ 35 mil por projeto aprovado.

Os itens financiáveis incluem:

  • Serviços de terceiros, pessoa jurídica de caráter eventual para serviços de consultoria e/ou assessoria técnica de propriedade intelectual.
  • Retribuições de serviços prestados pelo INPI (Guias de Recolhimento da União, GRU) para pedidos de patente, programa de computador e desenho industrial.

Critérios de avaliação

Os projetos serão avaliados com base em critérios de inovação, maturidade tecnológica e potencial de contribuição para a sustentabilidade. Os projetos devem ser executados em até 24 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais seis meses.

Busca de anterioridade

Este é um ponto que gera dúvidas no edital. Nos casos de patente e desenho industrial, é preciso comprovar quais são as melhorias que a inovação apresenta frente às já existentes, por meio de um estudo de busca de anterioridade.

Essa busca demora para ficar pronta. Quando for procurar um escritório especializado para fazer a busca, eles vão informar que a busca não fica pronta de um dia para o outro, porque é uma busca em bases tecnológicas mundiais. Não deixe para a última hora”, alerta a coordenadora de projetos de Inovação da Fapesc, Sheila Simon Neres.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Fapesc (@fapesc.sc)


Submissão de propostas

As propostas devem ser submetidas via SIGFAPESC, de acordo com o cronograma do edital, que estipula prazos específicos para cada fase do processo.

Capacitação

Além do apoio financeiro, os projetos selecionados receberão capacitação e mentoria do INPI, focando no uso estratégico da propriedade intelectual.

Contrapartida

As empresas devem oferecer uma contrapartida financeira mínima de 5% do valor do fomento.

Documentação necessária

Inclui comprovações de regularidade fiscal e legal, comprovante de vínculo com a empresa proponente e demais documentos listados no edital.

Principais pontos do cronograma

  • Lançamento e submissão de propostas: de 29/02/2024 a 29/04/2024, às 18h.
  • Análise de admissibilidade: de 30/04/2024 a 07/05/2024.
  • Análise de mérito: de 20/05/2024 a 07/06/2024.
  • Divulgação dos resultados: até 18/06/2024.
  • Celebração dos Termos de Subvenção: a partir de 01/07/2024.
     

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito