Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Tarifas no Morro dos Cavalos só terão aumento após o início da obra, afirma ministro

Previsão para começo dos trabalhos é de 12 meses

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 28/01/2026 - 11:22 Atualizado há 3 horas
Renan Filho anunciou o projeto nesta quarta (28) - Foto: Thiago Hockmüller/4oito
Renan Filho anunciou o projeto nesta quarta (28) - Foto: Thiago Hockmüller/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os valores de pedágio do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, só terão aumento da tarifa após o início das obras, previstas para iniciarem em até 12 meses. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (28), pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante o anúncio do projeto.

O plano entregue confirma a definição para a obra: dois túneis e três pistas em cada sentido. O investimento total da obra é de R$ 2,5 bilhões. "Hoje é um dia histórico, porque esse Morro dos Cavalos, durante muito tempo, foi usado como retórica, foi usado para transferir a responsabilidade. Nunca fizeram nem projeto", desabafa Renan.

LEIA MAIS SOBRE O MORRO DOS CAVALOS:

Tarifas de pedágio no Morro dos Cavalos

Segundo o ministro, a decisão sobre as tarifas na rodovia são positivas para todos. "As pessoas esperaram durante muito tempo e não querem pagar antes da obra começar. E eu acho que isso é razoável", avalia, na entrevista coletiva.

Tarifas só serão reajustadas assim que as obras começarem - Foto: Arquivo/4oito

Pelo lado da concessionária, a definição é importante, pois irá incentivar uma agilidade no processo. "É bom começar o quanto antes, porque ela vai ter a correção da tarifa quando a obra iniciar, não agora. Então, por isso, ela também vai ter interesse em iniciar as obras o quanto antes. Essa é a solução técnica correta", afirmou Renan Filho, na entrevista coletiva.

O trecho do Morro dos Cavalos, transferido da Arteris para a CCR Motiva, abrange um total de 23 km, que serão repassados para a nova concessionária. "Quando essa tarifa precisar remunerar essa obra, só será alterada quando a obra iniciar, o que é muito importante. Nós vamos manter a tarifa agora, mas quando a obra vier, a tarifa será adequada para suportar o investimento", explica.

Prazo para as obras do Morro dos Cavalos

Ministro vai tentar adiantar o início das obras do Morro dos Cavalos - Foto: Bruno Collaço/Agência Alesc

A previsão para o início das obras é de 12 meses, a partir desta quarta (28/01). Porém, a esperança do ministro é de que as máquinas comecem a operar no trecho ainda em 2026. "Eu vou trabalhar duro para começar esse ano", garante.

Assim que as obras iniciarem, a previsão de entrega completa é de dois anos. Mesmo assim, Renan reforça que o foco, no momento, é iniciá-la.

"Você só pode começar a contar o prazo depois que a mulher engravida. A gravidez, nesse caso, significa começar a obra. O desafio é começar a obra, então, o marco inicial é, nesses 12 meses, começar", destaca.

Licença ambiental

Um dos requerimentos para o início das obras é a licença ambiental. O projeto dos túneis já conseguiu a licença no passado, mas precisa renovar para a permissão de começo dos trabalhos.

"Nós vamos dar entrada na renovação da licença ambiental existente. É um processo completamente diferente de tirar uma nova licença ambiental", disse.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito