Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

STF determina nova suspensão do Telegram

Decisão se deve ao envio de mensagens alegando que o PL das Fake News acaba com a liberdade de expressão
Por Giovana Bordignon Brasília, DF, 10/05/2023 - 13:29 Atualizado em 10/05/2023 - 14:35
Foto: Divulgação / Telegram
Foto: Divulgação / Telegram

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o Telegram por 72 horas nesta quarta-feira (10). O ministro Alexandre de Moraes tomou a decisão após a plataforma enviar mensagens aos usuários dizendo que o PL das Fake News acaba com a liberdade de expressão.

LEIA MAIS: 

Em 26 de abril, o aplicativo já tinha passado por uma suspensão, após não acatar pedido da Polícia Federal para entregar todos os dados sobre grupos neonazistas que atuam na plataforma. 

Segundo a CNN Brasil, a decisão também exige que todas as mensagens enviadas pelo Telegram sejam removidas no prazo de uma hora após a intimação. Uma nova mensagem deve ser enviada aos usuários. Confira:

Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares.

Leia, também, a mensagem enviada pelo Telegram nesta terça-feira (9):

O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia.

Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil – leia aqui o porquê.

Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito