Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Simulação do Saer movimenta o Paço Municipal

Prática de atendimento pré-hospitalar foi realizada nesta quarta-feira em Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 09/10/2019 - 18:59 Atualizado em 09/10/2019 - 19:02
Fotos: Eduardo Schaucoski / Especial / Decom
Fotos: Eduardo Schaucoski / Especial / Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde desta quarta-feira, 9, o Paço Municipal Marcos Rovaris foi palco de uma simulação de atendimento pré-hospitalar (APH - Tático). Materiais hospitalares, ambulâncias, helicóptero, armas brancas e armas de airsoft foram alguns dos equipamentos usados durante a iniciativa. O objetivo foi para preparar os profissionais de segurança e saúde da região Sul para situações de emergência em diversos cenários. A ação foi uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Serviço Aeropolicial (Saer) da Policial Civil.

Na última terça-feira, 8, o curso iniciou com a parte teoria, voltado para os protocolos utilizados no APH dos Estados Unidos. Segundo o agente da Polícia Civil/Saer, Marcelo Esperandio, o simulado foi baseado no curso teórico, alinhando a teoria com a prática. “A integração entre os órgãos municipais é muito importante e a prática é fundamental. É uma ação voltada para o desempenho e a fixação do conhecimento. A ideia foi aplicar tudo o que foi aprendido durante o treinamento para as futuras operações”, afirma.

Sobre o simulado

Conforme o agente, a simulação foi baseada numa invasão por atiradores na Prefeitura de Criciúma. A ideia tinha como foco ser um treinamento para os polícias, que realizaram a abordagem dos atiradores e controlaram o ambiente. Já os bombeiros e outros profissionais de segurança, realizaram o atendimento dos feridos. O helicóptero do Saer foi utilizado para encaminhar as vítimas para o hospital da região.

Os órgão que participaram da ação: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Defesa Civil, Ministério Público (MP), 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) de Criciúma, Polícia Federal (PF), 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Polícia Militar (PM) e Hospital São José (HSJ).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito