Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Shoppings, restaurantes e academias com regras definidas para voltar

Restrição de horários, afastamento de pessoas, proibições e limitações estão anunciadas pelo Governo do Estado
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 21/04/2020 - 18:36 Atualizado em 21/04/2020 - 18:38
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado editou mais três portarias em edição extra do Diário Oficial, nesta terça-feira, 21, regulamentando três ramos de atividades que estão liberadas a partir desta quarta-feira, 22: shoppings centers e centros comerciais, restaurantes e afins e atividades de práticas desportivas, academias e outras, indoor ou em ambientes externos. O anúncio de alguns detalhes foi feito no fim da tarde desta terça-feira, 21, pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino.

"Sobre os restaurantes vamos apresentar regramentos. Os hábitos que as pessoas precisam ter ao adentrar o ambiente, estar de máscara, fazer assepsia das mãos com álcool gel, ou se o estabelecimento dispor de pia, com água e sabão. Aqueles que tem buffet, onde as pessoas servem seus pratos, no início do buffet é preciso ter um funcionário orientando as pessoas para que façam a higiene das mãos novamente, para que calcem luvas descartáveis, elas passam a ser obrigatórias, após esse momento podem tocar no prato e montar o prato", relatou.

O secretário bateu na tecla do afastamento entre as pessoas nos restaurantes. "Outra obrigação é que o afastamento entre as pessoas que permanecem consumindo no interior do estabelecimento tem que ser de 1,5 metro de raio. Não estamos definindo o afastamento de mesas, mas entre as pessoas. O estabelecimento precisará organizar suas mesas de forma visível", comentou.

A volta dos shoppings também conta com regras específicas. "Sobre shoppings, galerias e centros comerciais, exigência de pessoas nas entradas orientando sobre uso obrigatório de máscaras, limpeza e assepsia de mãos com álcool", informou. Os horários de funcionamento serão reduzidos. "Nos shoppings, horários reduzidos de segunda a domingo, das 12h às 20h, à exceção de um pouco mais de horário na região que fornece alimentação, até 22h", destacou.

Nos shoppings há, também, preocupação com afastamento entre mesas na área de alimentação. "Outro detalhe sobre shoppings, a mesma orientação do afastamento de 1,5 metro de raio na praça de alimentação, isso também é uma prerrogativa para os shoppings. A sinalização para o uso de elevadores, para quem tem dificuldades de locomoção, para os demais preferência para usar escadas rolantes ou as normais. E a frequência mais repetitiva de limpeza de ambientes e escadas. Prevalece também a orientação sobre a prova de vestimentas, que é proibida. Lojas que vendem maquiagens, é proibido fazer provas dentro das lojas", detalhou Zeferino.

Há, ainda, a volta de atividades físicas, em academias e ao ar livre. "A partir de amanhã esses estabelecimentos funcionam com regras de assepsia, uso de vestiários, uso e limpeza de equipamentos, uma série de quesitos que precisam ser ajustados", referiu. "Estabelecendo prazo máximo de permanência no ambiente. Com relação aos esportes, é importante destacar que os de cunho coletivo não estão liberados, jogos de futebol, de vôlei, que são coletivos que muitas vezes tem contato físico entre as pessoas, não estão liberados. Os esportes de artes marciais passam a ter permissão desde que não tenhamos golpes, ela não pode ser executada em ações coletivas nem com contatos físicos", completou.

As portarias serão publicadas na íntegra ainda nesta terça.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito