Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Setor de tintas deve permanecer aquecido em 2021

Movimentação deve ser impulsionada por investimentos em imóveis e automóveis
Por Redação Criciúma, SC, 07/01/2021 - 16:38 Atualizado em 07/01/2021 - 16:39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nas projeções da economia para 2021 na Região Carbonífera, a expectativa é positiva para as atividades relacionadas à produção de tintas. O setor deve permanecer muito aquecido devido a diversos fatores, segundo avaliação do vice-presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), Edilson Zanatta.

“Alguns itens favorecem este panorama; o ambiente de pandemia já amadureceu os trabalhos de home office; estar mais presente em casa faz com que o brasileiro busque melhorá-la e torná-la mais bonita e bem organizada, investindo em reformas; com a baixa da taxa de juros, investimento em imóveis e automóveis também ficou mais atrativo. Além disso, houve muitos lançamentos de obras em 2020, e a pintura é a fase final, que acontecerá em 2021”, estima Zanatta.

Ele também projeta investimentos do Governo Federal em infraestrutura em 2021, favorecendo o aumento no número de empregados e estímulo à economia.

Colorifício prevê crescimento

A indústria química, forte segmento na região, também encerra 2020 com bons números e prevê 2021 de forma positiva. “As empresas que atuam no ramo de colorifício são exclusivamente dependentes do segmento cerâmico que, por sua vez, tem o desempenho atrelado à construção civil. Desta forma, nossa visão não reflete a média da expectativa econômica geral. Apesar da pandemia, este segmento se recuperou ao longo do segundo semestre e terminou 2020 com números acumulados similares a 2019”, ressalta o vice-presidente do Sinquisul.

Por outro lado, a inflação e a falta de matéria-prima preocupam. “Prevemos inflação grande nos insumos, por conta da desvalorização cambial e por complicações da logística. Ademais, prevemos dificuldade de obtenção de matérias-primas importadas para suportar a operação, pois temos problemas na contratação do frete marítimo. Também há uma grande preocupação pelo aumento do gás natural (cerca de 25%)”, alerta Zanatta.

Indústria plástica está confiante para carteira de pedidos em alta

Outro importante segmento para a matriz econômica da região Sul, a indústria plástica também vem buscando driblar os desafios impostos em 2020. As empresas de embalagens flexíveis registram boas produções e pedidos em alta.

“A procura de embalagens para alimentos, higiene, médico-hospitalares, bebidas, avicultura, alimento animal e laticínios tiveram uma recuperação bem considerável. No caso dos descartáveis, o segmento voltou a sua produção normal, após os meses de junho e julho. Todas as empresas da região estão trabalhando em ritmo bem acelerado, especialmente para a demanda de delivery. No geral, estamos animados para 2021, com carteira de pedidos bem preenchidas”, relata o presidente do Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (Sinplasc), Reginaldo Cechinel.

O presidente do Sinplasc pontua ainda a preocupação do setor com a falta de matéria-prima e de mão de obra especializada. “Estamos sem receber resina plástica, matéria-prima praticamente toda importada. A situação mais crítica é a falta e o aumento do custo do PVC em razão da unidade da Braskem, em Alagoas, que teve problemas geológicos com a sua atividade minerária (afundamento do subsolo), o que afetou diretamente empresas que trabalham com tubos para água, avicultura e irrigação. Com relação à busca por profissionais, recentemente, em parceria com o Senai e o Ministério da Economia, lançamos uma capacitação na busca de qualificar pessoas para trabalhar no segmento”, relata Cechinel. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito