Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Setembro Amarelo, prevenção que vai aos terminais

Equipe do CVV interage e dialoga no Centro, e vai à Próspera e Pinheirinho nas próximas semanas
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 05/09/2019 - 16:14 Atualizado em 05/09/2019 - 16:15
Fotos: Amanda Farias / 4oito
Fotos: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde 2015 que setembro veste a mesma cor: amarelo. A partir de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Brasil dedica-se ao Setembro Amarelo, um mês inteiro de campanhas e iniciativas d eprevenção ao suicídio. É tempo para iluminar, pintar e instalar o que for em amarelo para realçar o debate do valor à vida e da atenção e do diálogo.

"Em muitos momentos precisamos nos retirar e conversar. Questão de sigilo e respeito. As pessoas tem a curiosidade pois não conhecem. Ali se desencadeia um diálogo franco e aberto. As pessoas precisam ser acolhidas, precisam conversar", conta Paulo Borges, voluntário do CVV de Criciúma.

Para reforçar a mobilização na cidade, o CVV começou nesta quinta-feira, 5, um trabalho de abordagem a pedestres nos terminais urbanos. A iniciativa começou pelo Terminal Central, onde um espaço foi instalado para a conversa dos voluntários com a população, com distribuição de material informativo e orientações. "Vamos levar esse trabalho também aos terminais do Pinheirinho, no dia 17, e da Próspera, no dia 26, ficando das 9h às 17h instalados e interagindo com quem passa", detalha Margarida Teixeira, voluntária do CVV.

Ao longo do mês o CVV realça também ações via redes sociais, no @setembroamarelo no Facebook e Instagram, bem como no perfil oficial @cvvoficial. "Eu sou uma sobrevivente. Passei por uma situação difícil, sobrevivi e vim para o CVV, pois eu gostaria de ajudar as pessoas que sentem a mesma dor que eu já senti", conta Margarida. "Nós nos encontramos nas escadarias, nos elevadores e nas calçadas e nem sequer damos bom dia. Quando alguém dá bom dia, levamos um susto", complementa Paulo Borges.

O CVV atende 24 horas pelo telefone 188.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito