O clima desta terça-feira (11) foi típico do verão catarinense, instável, quente e com momentos de intensidade. Nuvens carregadas dominaram o céu durante a tarde, trazendo chuva forte, ventos e até granizo em algumas regiões. Segundo o professor Michael Peterson, o dia foi marcado com muita chuva." Hoje tivemos trovoadas, nuvens carregadas, geradas pelo calor excessivo dessa tarde e pela umidade, fizeram com que descarregasse muita água e muito vento”.
Na região, as rajadas chegaram a 64 km/h em Tubarão, enquanto em Criciúma variaram entre 27 e 43 km/h. O acumulado de chuva já chega a 70 mm, com registros de granizo em localidades como Nova Veneza e Siderópolis.
LEIA MAIS:
- Sul de Santa Catarina concentra os maiores acumulados de chuva do estado
- Tempestade deixa rastros de destruição entre Criciúma e região
Para amanhã, o professor destaca que a manhã será mais tranquila, ideal para quem pretende aproveitar as praias, sem chuva prevista. “À tarde, pode acontecer a mesma situação de hoje, com trovoadas surgindo em alguns pontos e em outros não, então precisamos ficar atentos”, explica Peterson. As temperaturas voltam a subir, chegando a mais de 30°C, e a semana continua com características típicas do verão, com quinta-feira (15) e sexta-feira (16) sendo os dias mais quentes, podendo alcançar 35 a 36°C.
Quanto à água do mar, a temperatura segue elevada, tornando os banhos muito agradáveis. “A temperatura da água está em 26 graus, está elevadíssima, muito boa. Vamos acompanhando essa temperatura para os próximos dias”, comenta o meteorologista. Apesar da instabilidade do tempo, o sol aparece entre nuvens em Criciúma, proporcionando momentos de calor e claridade.
Ouça a previsão do tempo com o professor Michael Peterson:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!