Criciúma enfrentou uma tarde de calor extremo nesta sexta-feira (16), com sensação térmica que ultrapassou os 50 graus, apesar de os termômetros terem marcado até 36 °C. O dia foi de tempo nublado e abafado, especialmente nas áreas mais urbanizadas da cidade.
Ao longo da tarde, a instabilidade aumentou, com pancadas isoladas de chuva que acumularam cerca de 6 milímetros, contribuindo para a queda gradual da temperatura e um clima mais ameno no início da noite.
“A sensação térmica ultrapassou os 45 graus em alguns momentos, podendo chegar a 52 ou 53 graus para quem estava exposto ao sol, caminhando pelo centro da cidade”, explicou o professor Michael Peterson. “Esse valor representa a forma como o corpo humano percebe o calor. Com a presença de vento, a sensação pode cair para algo em torno de 47 ou 48 graus. Mesmo parecendo exagerado, é realmente o que se sente nessas condições”, relata o professor.
LEIA MAIS:
- Vai dar praia no fim de semana? Veja o melhor período para aproveitar
- Tempo muda em SC e temperaturas caem a partir de segunda-feira
Para o fim de semana, a previsão é de alívio no calor. “No sábado, a máxima deve ficar entre 26 e 27 graus. No domingo ainda há chance de chuva, principalmente à tarde. A partir de segunda-feira, a entrada do vento sul deve reduzir as temperaturas para cerca de 22 a 23 graus, com tempo mais firme ao longo da semana. A partir de terça-feira, teremos dias secos e temperaturas agradáveis, na faixa dos 25 a 26 graus durante a tarde”, conclui Peterson.
Ouça a previsão do tempo com o professor Michael Peterson:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!