Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Serra da Rocinha: "É para 2022", diz usuário da BR-285 (VÍDEO)

Quem passou neste começo de semana na rodovia, em obras no extremo sul catarinense, não acredita em inauguração no fim do ano
Por Denis Luciano Timbé do Sul, SC, 01/09/2020 - 10:44 Atualizado em 01/09/2020 - 10:46
Fotos / Vídeo: Alisson Lima / Especial / 4oito
Fotos / Vídeo: Alisson Lima / Especial / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há quase dois meses, no dia 6 de julho, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esbanjava otimismo. "Os trabalhos estão bem avançados e até dezembro deste ano devemos estar entregando as obras prontas", dizia, ao visitar a BR-285, em implantação entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul. 

Mas quem tem passado pela estrada recentemente não parece compartilhar dessa opinião. "Fiquei preocupado", reconheceu Alisson Lima, que gerencia um estacionamento em Criciúma e que passou pelas obras da BR-285. "Eu subi a Serra da Rocinha ontem e desci hoje cedo", contou. "O que eu vi é que faltam as obras nos seis quilômetros mais altos da Serra da Rocinha, é o pior trecho", relatou. "Dentro desses seis quilômetros, tem trechos de meio quilômetro pavimentados, e outros trechos na base. Desses seis, deve ter um quilômetro pavimentado e meio de base. Eu acredito que essa obra só fica pronta em 2022", opinou. "E tem uns dois quilômetros nem mexidos ainda. E as calhas do entorno da pista, muitas já entupidas. Está virado em um lamaçal na parte em obras", sublinhou.

Um fator colocado por ele diz respeito às encostas. "Estão cortando os morros para a estrada passar e deixando os morros retos. Tem havido muito deslizamento ali, queda de terra na pista. Tem morros de 100 metros que, com a chuva, estão deslizando, daí nesses pontos tem que transitar em meia pista", observou. "Não sei se o Bolsonaro vai inaugurar. Se inaugurar a estrada, vai ser meia boca", apontou. "Fiquei preocupado também com a quantidade de caminhões subindo e principalmente descendo a Serra, carregados de madeira, caminhões pesados", emendou.

Confira também:

Obras da BR-285 concluídas em dezembro

BR-285 está 80% pronta em Timbé do Sul

Confira, no vídeo abaixo, um trecho da passagem de Alisson Lima pela BR-285 entre ontem e hoje:

Há um esquema de abertura do trecho em obras ao tráfego. De segunda a sexta-feira, a subida se dá às 5h30min e 18h, com descida às 6h30min e 19h. Aos sábados, as subidas são às 5h30min e 16h30min e as descidas às 6h30min e 17h30min. Placas indicativas com essas informações foram colocadas pelo DNIT.

De resto, a obra vai bem no trecho catarinense. São 22,062 quilômetros, incluindo a construção de duas pontes e quatro viadutos, além do contorno urbano de Timbé do Sul, que já está concluído. Está pendente o trecho gaúcho, que conta com 8,376 quilômetros até São José dos Ausentes. Há, por exemplo, uma obra de arte de 400 metros de extensão, uma ponte sobre o Rio das Antas, a ser feita na extensão do Rio Grande do Sul.

Confira também:

Ministro anuncia R$ 1,5 mi para a conclusão do trecho gaúcho da BR-285

No total, a BR-285 tem 744,3 quilômetros e vai de Araranguá até São Borja, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito