Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC abriu 150 leitos de UTI em 2023, diz Governo do Estado

Número de cirurgias eletivas no ano passa de 124 mil
Por Redação Criciúma, SC, 31/12/2023 - 05:20
Foto: Eduardo Valente/Secom/Arquivo
Foto: Eduardo Valente/Secom/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado relatou ter implantado 150 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 2023. O feito é atribuído a um esforço da Secretaria de Estado da Saúde (SES), municípios e hospitais, que resultou na abertura de 53 leitos neonatais, 41 pediátricos e 56 adultos, distribuídos em todas as regiões de Santa Catarina.

Os números constam no balanço de fim de ano realizado pela SES. Além dos novos leitos, três hospitais passaram a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São eles: Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque; Hospital Frei Rogério, em Tangará; e Hospital Salvatoriano Santa Maria, em Videira.  Outros dois hospitais passarão a realizar cirurgias bariátricas em 2024. O Hospital São Vicente de Paula, de Mafra, e o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio

Para ampliar a oferta de atendimento nos hospitais prestadores de serviços de alta e média complexidade, a SES também criou o sistema de habilitação estadual, garantindo o pagamento dos procedimentos cirúrgicos antes da habilitação pelo Ministério da Saúde. O Estado ainda autorizou mais 13 hospitais a realizarem cirurgia ortopédica de alta complexidade.

Mais de 124 mil cirurgias eletivas

De acordo com o Governo do Estado, também houve avanço na realização de filas de cirurgias. Foram mais de 124 mil eletivas (com internação) e quase 72 mil cirurgias ambulatoriais oftalmológicas (sem internação), das quais 45 mil foram de catarata, com apoio financeiro da Bancada Catarinense Federal e dos Poderes do Estado – Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Tribunal de Justiça (TJSC), Tribunal de Contas do estado (TCE) e Ministério Público (MPSC). Os números são da Secretaria de Estado da Saúde.

Outro avançado apontado pelo Governo na área de saúde foi o Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas. O programa projeta R$ 650 milhões para 2024, com foco em incentivos baseados em critérios como porte dos hospitais, urgência e emergência, leitos, partos e maternidades, entre outros. Serão 152 hospitais beneficiados, aumentando em 37 hospitais quando comparado ao incentivo anterior.

Já a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas trouxe o aumento de valores para mais de 900 procedimentos cirúrgicos eletivos, incluindo procedimentos de alta complexidade, e fará o pagamento por produção.

--

Colaboração: Gabriela Ressel e Silviane Mannrich/Secretaria de Estado da Saúde

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito