Com grande potencial econômico, Santa Catarina está no Japão por meio de uma comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello. O objetivo é apresentar as oportunidades do estado a investidores asiáticos e reforçar alianças estratégicas para ampliar a presença catarinense no mercado internacional
O secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, detalhou as agendas cumpridas até o momento, ressaltando os resultados das antigas parcerias e explicou um novo objetivo do governo em aumentar a relação com o país japonês. "Viemos apresentar Santa Catarina, mostrar o que temos de melhor, e também colher os frutos do que foi plantado décadas atrás. Tudo começou em 1982, que trouxe para nossa terra técnicas japonesas de cultivo de maçãs à região de São Joaquim. Hoje, somos o maior produtor de maçãs do Brasil graças àquele intercâmbio”, afirmou.
O secretário destacou que Santa Catarina é atualmente responsável por 90% do frango exportado pelo Brasil ao Japão, além de manter posição de destaque também na exportação de carne suína. Agora, o foco é abrir espaço para a carne bovina no exigente mercado japonês. “Fomos ao Ministério da Agricultura aqui no Japão justamente para iniciar esse processo. Já temos credibilidade com outras proteínas, e queremos incluir o boi nesse portfólio”, disse.
Durante o Santa Catarina Day, evento promovido em Tóquio com a presença de cerca de 30 empresários japoneses interessados em investir na América Latina, o governo catarinense apresentou as vantagens logísticas, tecnológicas e comerciais do estado. A missão também renovou acordos com a província de Aomori, de onde vieram as técnicas originais para a produção da maçã Fuji, e discutiu parcerias no setor de maricultura — especialmente na produção de ostras e vieiras. “Hoje, 98% da ostra consumida no Brasil sai de Florianópolis”, lembrou Kennedy.
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