Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba qual a diferença entre agrotóxicos e defensivos agrícolas

Engenheiro agrônomo da Cidasc explica os termos
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 09/06/2022 - 14:35 Atualizado em 09/06/2022 - 14:55
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Agrotóxicos ou defensivos agrícolas? Qual é a diferença de cada um deles? A resposta é simples, não existe distinção. Segundo o engenheiro agrônomo e gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), Matheus Fraga, o termo correto a se dizer é agrotóxico.  

Além disso, desde 2010, a Cidasc tem feito um Programa Estadual de Controle de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, que realiza coletas dentro do estado para monitorar o nível desses agrotóxicos nos alimentos. 

 "No modelo agrícola atual que a gente adota não só em Santa Catarina, como no Brasil, exige o uso de determinados insumos e um deles são os produtos agrotóxicos. Mas a população tem que ficar segura, os agrotóxicos têm que ser utilizados de acordo com as regras”, ressalta o engenheiro agrônomo. 

De acordo com Fraga, há alguns alimentos que normalmente se utiliza mais defensivos agrícolas que o normal. Alguns exemplos são o tomate, o pimentão e o morango. “Ao longo do tempo os indicadores desses alimentos têm caído bastante”, comenta.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito