Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba por que faixa presidencial de Lula é diferente da usada por Bolsonaro

Adereços diferentes geraram comentários nas redes sociais
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 07/01/2023 - 14:32

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante a posse de Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (1°), a faixa presidencial entregue a ele por um grupo de brasileiros chamou a atenção e gerou burburinhos nas redes sociais. O adereço exibido pelo petista, era diferente da utilizada por Bolsonaro quatro anos antes, em 1º de janeiro de 2019. Ao contrário do que muitos internautas colocaram, a faixa não é falsa; entenda.

A faixa exibida por Bolsonaro ao ser empossado foi comprada pelo próprio Lula. Quando o atual presidente assumiu pela primeira vez, em 2003, o adereço em uso havia sido adquirido por Fernando Collor de Mello, em 1991, numa versão idêntica à anterior. Eleito pela terceira vez, o petista acabou vestindo a mesma faixa das duas posses anteriores, em 2003 e 2007.

A faixa presidencial já sofreu muitas variações. A faixa usada pelo presidente tem um brasão bordado com fios de ouro, uma referência às Armas Nacionais do Brasil. A versão anterior, carregada por Bolsonaro, trazia cores mais fortes e o brasão era mais largo. De acordo com assessores de Lula, o presidente preferiu usar a versão já utilizada por ele em outros mandatos.

O novo modelo foi encomendado já no início do primeiro mandato do petista, embora a compra só tenha sido concluída em 2007, após idas e vindas e críticas ao preço do item, que acabou saindo por R$ 55 mil nos valores da época. Assim, a primeira presidente a tomar posse com a indumentária atualizada foi Dilma Rousseff, no início de 2011.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito