Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Retorno à Alesc e disputa em Tubarão: Soratto projeta futuro após Casa Civil

Integrante do governo Jorginho deixará o cargo para dar lugar a Filipe Mello
Por Renan Medeiros Criciúma, SC, 21/12/2023 - 13:48 Atualizado em 21/12/2023 - 14:08
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Prestes a deixar a Casa Civil do Governo de Santa Catarina, o deputado estadual Estener Soratto da Silva Júnior (PL) voltará à Assembleia Legislativa enquanto traça os próximos objetivos políticos. O tubaronense foi entrevistado no programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (21) e falou sobre os planos para 2024.

Soratto continuará secretário até o dia 31 de dezembro, quando deixa a Casa Civil do governo Jorginho Mello (PL). O deputado deve ser substituído por Filipe Mello (PL), filho do governador, a quem fez elogios durante a entrevista. “Tem competência e vai fazer um grande trabalho na Casa Civil”, declarou.

Com as gavetas já esvaziadas e pronto para a saída, Soratto se diz ansioso por um descanso após a saída do Executivo, a fim de iniciar projetos maiores no ano que vem.

“Eu preciso exercer meu mandato como deputado. A gente brinca: sentir um pouco do cheiro da Assembleia. E eu tenho também meus desejos, minhas vontades, meus projetos que eu quero colocar como deputado”, projeta Soratto. 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Disputa em Tubarão

Questionado por Maga Stopassoli sobre a possibilidade de disputar a Prefeitura de Tubarão em 2024, o secretário da Casa Civil pontuou que depende de uma série de circunstâncias.

“O que todo partido faz, e o que nós estamos fazendo com o PL, é estruturar uma boa nominata de candidatos a vereador. Estamos, também, estruturando segmentos do partido como o PL Mulher, PL Jovem, que são importantes para uma candidatura”, disse Soratto.

“Fazemos isso na maioria das cidades da Amurel, já que eu tenho a missão de colocar o maior número de candidatos a prefeito. Se haverá candidatura ou não, será uma consequência disso. A gente vai avaliar, vamos olhar as pesquisas, sempre analisando qual é a vontade do eleitor”, continuou.

Balanço da gestão

Se o futuro próximo ainda é incerto, Soratto se dispõe a colocar pingos nos is no que diz respeito ao passado recente. O secretário da Casa Civil diz considerar natural que houvesse tentativas de enfraquecê-lo no cargo.

“Muita coisa começou a andar, como as próprias TEVs (transferências eletrônicas voluntárias, destinadas a municípios), a questão na Assembleia, tudo isso acaba gerando alguma disputa de poder. Mas acredito que isso não atrapalhou em nada, o trabalho seguiu”, relatou. “Acredito que isso seja natural da disputa pelo poder”.

Se as circunstâncias convergirem para a candidatura, um dos adversários de Soratto na disputa pela Cidade Azul pode ser o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos). “Se ele for candidato, para mim é muito importante, porque significa que o partido vai se dedicar mais à eleição em Tubarão. Ttanto os nossos 11 deputados estaduais, quanto os seis federais. O nosso senador Jorge Seif, o próprio governador Jorginho Mello, junto com a vice-governadora Marilisa (Boehm), terão uma atuação muito maior”, calculou.

Ouça a entrevista completa:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito