O novo relatório de balneabilidade, publicado na sexta-feira (27), pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), mostra que a região Sul possui 85,71% de pontos próprios para banho.
Ou seja, dos 42 pontos analisados em Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Passo de Torres, apenas seis são considerados impróprios para banho. Confira quais:
- Balneário Arroio do Silva (Praia do Arroio do Silva) - Na Rua Prezalino Oliveira, 100 metros ao Sul do Arroio;
- Balneário Arroio do Silva (Praia do Arroio do Silva) - Em frente à Avenida Mondardo, na foz do Arroio;
- Balneário Gaivota (Arroio da Praia das Gaivotas) - Na foz do arroio, no mar;
- Balneário Rincão (Praia do Rincão) - No Arroio da Praia do Rincão;
- Laguna (Lagoa de Cabeçuda) - Em frente ao km 313 da BR-101;
- Passo de Torres (Braço Morto do Rio Mampituba) - Rua Beira Rio, próximo ao n° 304, na ponte.
LEIA MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE:
- IMA libera cinco pontos para banho em Balneário Rincão
- IMA aponta seis pontos impróprios pra banho nas praias do Litoral Sul
As cidades de Araranguá, Imbituba e Jaguaruna "gabaritaram" e tiveram todos os pontos analisados considerados próprios para banho.
O novo relatório do IMA foi divulgado com base nas amostragens realizadas, nesta semana, em 259 pontos coletados nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2026 em 28 municípios de Santa Catarina.
Balanço em toda Santa Catarina
O relatório atual indica que 68,08% dos pontos monitorados em Santa Catarina, 177, apresentam condição própria para banho. Outros 83 foram classificados como impróprios, isso corresponde a 31,92% do total avaliado.
O IMA ressalta que a população deve estar atenta aos seguintes sinais indicativos da água:
- Alteração na coloração, que pode se tornar esverdeada, parda, avermelhada ou azulada, dependendo dos pigmentos presentes nas algas;
- Presença de odor forte e desagradável, principalmente em situações de grandes concentrações, quando ocorre a morte e decomposição das algas;
- Visualização de macroalgas aderidas às rochas em forma de tufos ou estruturas filamentosas emaranhadas flutuando na superfície;
- Aspecto turvo ou espesso da água, podendo apresentar uma camada superficial de material orgânico formado por células e algas (fitoplâncton).
Caso sejam observadas essas situações, recomenda-se evitar o contato com a água e comunicar imediatamente a Vigilância Sanitária do município.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!