Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Região recebe laboratório de eficiência energética com tecnologia italiana

Equipamento está instalado na instituição de ensino Cedup Criciúma, com o intuito de qualificar estudantes e profissionais
Por Redação Criciúma, SC, 30/07/2021 - 17:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Região Sul foi contemplada com um importante equipamento para a qualificação da mão de obra. O Centro de Educação Profissional Abílio Paulo (Cedup) de Criciúma recebeu, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Celesc, a instalação de um laboratório de eficiência energética com tecnologia italiana.

“Temos um desafio constante de mão de obra qualificada e a implantação deste laboratório é de extrema importância, contribuindo para o aperfeiçoamento dos profissionais que já estão trabalhando nas indústrias e proporcionando aos estudantes do Ensino Médio um conhecimento prático ímpar, além de contribuir com pesquisas na área”, destaca o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, que juntamente com diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, conheceu as instalações do laboratório durante esta semana.

O laboratório possui bancadas com equipamentos que permitem o estudo de diversas áreas. Os estudantes estão sendo preparados para aplicar desde sistemas de iluminação e instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, até sistemas de microgeração de energia renovável como solar, fotovoltaica, eólica e célula de combustível de hidrogênio. Além da utilização aos alunos da entidade educacional, cursos de formação inicial e continuada (FIC) gratuitos serão oferecidos para a comunidade, como o de Domótica, uma tecnologia que integra mecanismos automáticos de um espaço residencial.

“A intenção também é possibilitar aos alunos das demais escolas acesso ao aprendizado, levando módulos do laboratório em sistema itinerante, e a abertura de novos cursos como o de Eletrotécnica, e a possibilidade de parceiras com a iniciativa privada e outras instituições de ensino”, reforça o professor de Física, Felipe Torquato, responsável pelo laboratório.

Os professores da instituição foram treinados pelos técnicos da empresa italiana De Lorenzo, que instalou o laboratório. A empresa De Lorenzo é uma das primeiras do mundo na concepção, desenvolvimento e produção de equipamentos de formação técnica e profissional.   

Apoio às empresas e comércios

Os seis Cedups de Santa Catarina – Joinville, Chapecó, Lages, Tubarão, Criciúma e Blumenau – receberam os laboratórios para que os alunos aprendam e atuem na otimização do uso de energia elétrica tanto em casa quanto em indústrias e comércios. O Cedup Criciúma é atualmente o maior centro de educação profissional do Estado, com cerca de 2 mil estudantes.

“Somos ainda a segunda maior escola do Estado, atendendo os 45 municípios do Sul, e o objetivo é que este laboratório possa ser utilizado para toda a região. Estamos organizando encontros com os prefeitos para apresentar o projeto. Um laboratório dessa importância dentro da economia que se pode fazer em energia elétrica precisa estar aberto para toda a comunidade e as empresas”, ressalta a diretora do Cedup Criciúma, Maristela Bolan.

“Ficamos muito felizes com a visita da Acic. A aproximação com o setor produtivo é essencial para qualificar a nossa mão de obra. Estamos à disposição das empresas para capacitar os colaboradores”, complementa.

Laboratório pleno

Conforme Maristela, o Cedup Criciúma foi contemplado pelo Estado com o laboratório nível intermediário. “Somente Joinville recebeu o laboratório completo. Estamos trabalhando para receber os demais equipamentos e torná-lo totalmente eficiente e pleno”, pontua Maristela.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito