Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto auxilia empreendedores na gestão dos negócios

Conexão Associados, desenvolvido pela Acic, presta mentorias em diversas áreas, com uma equipe de especialistas
Por Redação Criciúma, SC, 05/08/2022 - 12:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para manter um negócio equilibrado e sustentável, os empresários são desafiados diariamente tanto pela gestão da própria empresa como pelas questões de mercado. Para os micro e pequenos empreendedores, que representam quase 30% do PIB brasileiro, esse desafio é ainda maior.

Em pequenos e médios negócios, o empreendedor quase sempre é o responsável por todas as áreas da empresa, deixando, muitas vezes, de perceber novas oportunidades e inovações.

Auxiliar esses empreendedores a gerenciar com mais eficiência seus negócios é um dos propósitos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), por meio do Projeto Conexão Associados. O programa gratuito aos associados da entidade oferece orientações e ferramentas aos empreendedores, por meio de mentorias, com uma equipe também voluntária de especialistas em diversas áreas, como jurídica, financeira, trabalhista, tributária, recursos humanos, gestão de processos, ambiental, custos, gestão e reestruturação administrativa financeira, governança corporativa em empresas familiares, valuation e marketing.

Desde o início do projeto, lançado durante a pandemia, foram realizados inúmeros  atendimentos pelos mentores. "Os micro e pequenos empresários conhecem bem o seu negócio, mas muitas vezes, falta orientação na área de gestão e esse projeto vem para oferecer esse conhecimento mais aprofundado nas diversas áreas do negócio. Entre os eixos de atuação da nossa gestão está justamente o trabalho voltado para desenvolver e fortalecer a micro e pequena empresa", destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Apoio

Um dos mentores do projeto é o especialista em Marketing Igor Machado Borges, que destaca a importância desse trabalho junto aos empreendedores. " O micro, o pequeno e até mesmo o médio empreendedor foca mais na operação do próprio negócio. Muitas vezes é ele quem faz o atendimento ao cliente, a compra dos insumos, o orçamento, a precificação, o controle do estoque, as vendas, mas acaba não tendo o conhecimento que precisa para fazer a empresa prosperar", explica Borges.

"Esse projeto da Acic vem justamente para auxiliar esses empresários a olharem para o seu negócio de maneira diferente, com o auxílio de profissionais com larga experiência no mercado e que podem fazer a diferença. Mas o projeto é muito mais abrangente. Quando há empresas fortes, há benefícios para a cidade, para a população, para todos que estão envolvidos. Contribuir com esse projeto é de enorme satisfação", enaltece o especialista.

Empresas atendidas

A Ghellere Automação foi uma das empresas que procurou apoio dos mentores. O crescimento da empresa forçou a busca para melhorar os processos organizacionais. "Realizamos quatros encontros com o especialista na área Narbal Teixeira e conseguimos melhorar as rotinas organizacionais de empresa, como aplicação de metas e escala de distribuição de trabalho dos colaboradores. Este trabalho desenvolvido pela Acic é extremamente importante, assim como as demais ações da entidade em prol do fortalecimento da classe empresarial", ressalta a gerente financeira da empresa, Joice Carboni Ghellere.  

Orientação nas áreas trabalhista e jurídica foi a demanda da Daruggi Confecções ao buscar o Projeto Conexão Associados. "Fomos orientados pelos consultores André Trombim e Cristine Dagostin, que nos sanaram muitas dúvidas com relação, especialmente, aos colaboradores. Usamos muito a consultoria no ano passado e ainda este ano também. Ter este suporte é muito importante", coloca a assistente administrativa da empresa, Greyce Daruggi.

Equipe de especialistas voluntários

"Tive a oportunidade de trabalhar no projeto Juntos de Coração, origem dessa nova etapa da mentoria, e foi uma experiência muito bacana, por poder ajudar os empresários com dificuldades relacionadas a financiamentos bancários, questões trabalhistas, entre outras. Principalmente para entender as dificuldades, as necessidades e realimentar as nossas atividades técnicas, a condição de cursos, de assessorias, mentorias, etc", salienta o advogado e administrador Carlos Villela.

"Entendo que esse projeto pode fazer toda a diferença para a gestão de micro e pequenas empresas. Muitas empresas da nossa região começaram pequenas, algumas com um ou dois funcionários, e hoje são grandes empresas, com destaque no cenário nacional. Às vezes, o gestor só precisa de um apoio como esse para poder crescer ou mesmo se manter no mercado", destaca a especialista em gestão de custos, Silvana Milanese.

"A maioria das pessoas começa a relatar os problemas financeiros, mas muitas vezes não são gerados pelo caixa e sim por outros fatores. Nosso trabalho inicialmente é resolver as dores principais e depois organizar um pequeno plano, estabelecendo os procedimentos que devem ser seguidos. As mentorias ajudam a entender o negócio, destravar as decisões e a manter as empresas em atividade", ressalta o especialista na área de finanças, Alessandro Ramos Costa.

Projeto iniciado durante a pandemia

O Projeto Conexão Associados foi iniciado durante a pandemia para auxiliar os empresários nos obstáculos que se apresentavam, e se tornou um trabalho contínuo da entidade. "Iniciamos o projeto durante a pandemia para contribuir e fortalecer as empresas num momento de grandes dificuldades. Somente em 2020, foram 400 empresas contactadas. Agradecemos aos mentores, muitos deles conosco neste trabalho desde o início, outros que entraram depois", frisa o diretor da Acic, Renato Ferreira Costa, um dos idealizadores do projeto.

"É um trabalho muito importante junto às empresas associadas da Acic, que hoje são mais de 80% formadas por micro e pequenos empresários. É um apoio que a Acic oferece por meio dos consultores especializados, fortalecendo assim os negócios e promovendo o desenvolvimento da cidade", acrescenta Costa.

A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, também ressalta a importância do trabalho voluntário realizado pelos mentores. "Se a Acic tem o tamanho que possui hoje é por conta de todas essas contribuições que os voluntários trazem. Todo esse trabalho voluntário realizado por meio dos núcleos setoriais, dos membros da diretoria, do presidente, é que engrandece uma entidade como a Acic. Ter esse apoio é fundamental para que a entidade se mantenha cada vez mais fortalecida, e consequentemente as empresas se fortalecem, a economia cresce e a cidade se desenvolve. Nosso sentimento é de muita gratidão aos mentores do projeto", enfatiza.  

Interessados em participar

Empresas associadas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou em (48) 9 9917-5547.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito