Uma empresa de Criciúma tornou possível a construção de um prédio em 60 dias. E mais: usando apenas quatro profissionais e um guindaste. A façanha da BPM Pré-Moldados rendeu a conquista do prêmio “Obra do Ano”, da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), considerada o Oscar brasileiro do setor.
O empreendimento, localizado no bairro Primeira Linha e incorporado pela Leben Empreendimentos, possui 929 m² distribuídos em quatro pavimentos. A estrutura é feita no modelo de pré-fabricação em concreto, utilizado há alguns anos no Brasil, mas ainda pouco aplicado em obras verticais.
LEIA MAIS SOBRE CONSTRUÇÃO CIVIL
- [Áudio] Com aumento de juros, construção civil fecha 2025 em queda
- Criciúma: Construção civil busca mais segurança com Programa Obra Mais Segura
- Novo Código de Obras com foco na agilidade dos processos é elaborado em Criciúma
“Empregamos na execução o sistema de paredes autoportantes e lajes alveolares protendidas, o que reduziu em mais de 70% o desperdício de materiais, eximindo o uso de madeira, escoramento, andaimes, reboco, bem como a geração de entulho”, destaca o gerente industrial da BPM, Maiko Arcaro.
Arcaro garante que o modelo de construção assegura controle tecnológico na produção de cada peça, provando que é possível aliar velocidade, sustentabilidade e qualidade estética. A prova está justamente na premiação recebida. “O caráter disruptivo do projeto fez com que a ABCIC criasse uma nova categoria para reconhecê-lo”, conta.
Prédio erguido em 60 dias é tratado como “obra disruptiva”
O modelo de construção adotado para erguer o Leben House Primeira Linha elimina o uso de pilares e vigas, utilizando paredes de concreto estruturais e lajes protendidas, o que possibilita liberdade para variação de layout interno e permite formas arquitetônicas modernas.
A obra é cerca de 50% mais rápida do que os sistemas convencionais, explica o gerente comercial da BPM, Daniel Delucchi. Para ele, o empreendimento é uma obra disruptiva para o mercado e rompe com duas crenças comuns do setor de pré-fabricados.
“A primeira é a ideia de que o modelo de construção é mais caro do que a alvenaria tradicional. E a segunda, é a de que o pré-fabricado tem limitação estética, é quadrado e dá pouca liberdade de criação. O Leben prova o contrário, e isso foi reconhecido por um júri altamente qualificado na premiação”, explica.
Modelo facilita avanço do Minha Casa, Minha Vida
A viabilidade de produção em grande escala, com rapidez, aponta um novo caminho para o maior programa nacional de habitação, o Minha Casa Minha Vida. O método construtivo proposto é capaz de entregar o dobro de obras no mesmo tempo, graças ao formato e à agilidade na execução, observa o presidente da BPM Pré-Moldados, Nivaldo de Loyola Richter.
“Estudamos algumas soluções na Europa e na Ásia, e desenvolvemos internamente o que entendemos ser uma metodologia que representa a evolução do pré-fabricado residencial, com precisão dimensional, ambientes amplos sem pilares aparentes e acabamentos sofisticados moldados em fábrica”, explica.
Segundo o executivo responsável pela Leben Empreendimentos, Kenny Pedroso, a velocidade de entrega da solução, somada à qualidade da construção, favoreceu a conversão rápida da incorporação, resultando no esgotamento das unidades em menos de seis meses do lançamento oficial.
“Os corretores parceiros da Leben ficaram surpresos com a velocidade de entrega, o que facilitou a venda rápida de todas as unidades. Justamente por isso, já estamos planejando os próximos lançamentos, e com novidades que ampliam ainda mais o pioneirismo desta obra que já é referência nacional", destaca.
Sobre o prêmio
O prêmio Obra do Ano, da ABCIC, é a principal premiação do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil, e é entregue anualmente nas categorias edificações, infraestrutura, pequenas obras e fachadas.
Em 2025, ao receber a inscrição do Leben House Primeira Linha e reconhecer o modelo disruptivo, inovador e sustentável, a organização decidiu criar uma nova categoria, a de “Obra Sustentável”, especialmente para premiar a empresa e impulsionar ideias como essa no setor.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!