Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Porto de Imbituba alcança novo recorde histórico de movimentação anual

Com mais de 6,5 milhões de toneladas operadas de janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2021, o porto público consolidou um crescimento de, pelo menos, 11% em relação ao ano anterior
Por Redação Imbituba, SC, 05/01/2022 - 15:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com mais de 6,5 milhões de toneladas operadas de janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2021, o porto público catarinense consolidou um novo recorde histórico anual e crescimento de, pelo menos, 11% em relação ao ano anterior. 

As principais cargas movimentadas foram do tipo granel sólido mineral, com expressiva liderança do coque de petróleo, que representa cerca de 28% do volume total, seguido da cabotagem de contêineres, que de janeiro a novembro de 2021 se igualou ao total de 2020. Também aparecem no ranking das cinco cargas com maior volume, respectivamente: o sal, a hulha betuminosa e o minério de ferro. 

O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, destaca que os excelentes resultados são fruto do incansável trabalho da comunidade portuária: “Essa conquista é compartilhada por todos os colaboradores, empresas e órgãos de fiscalização e controle que integram a cadeia logística de Imbituba, buscando dia e noite a prestação de um serviço de qualidade e aproveitando as potencialidades do Porto e as oportunidades do mercado para gerar emprego, renda e desenvolvimento para a região”.

Ao longo do ano foram batidos dois recordes históricos de operação mensal, primeiro, de 681,9 mil toneladas, em maio, e, o atual, de 717,8 mil toneladas, em julho. Imbituba também registra um incremento de aproximadamente 12% nas atracações, com predomínio da importação sobre a exportação.

Dentre as melhorias em infraestrutura, o ano ficou marcado pela requalificação da área antigo Terminal Frigorífico (TERFRIO), área arrendável (Área 2 – A2) *de localização privilegiada,* próxima aos Cais 1 e 2. O espaço teve suas edificações demolidas e a recomposição do terreno para novo arrendamento. Além disso, dois novos armazéns de lona foram construídos pela iniciativa privada dentro do Porto, aumentando em 120 mil toneladas a capacidade de armazenagem estática *de minério de ferro*.

Outro grande investimento é a nova iluminação das vias internas, totalmente em LED e com cabeamento subterrâneo, já em fase de testes. A novidade mais recente é o lançamento do edital de licitação do projeto executivo e obra de recuperação e reforço do Cais 3. “Só este ano, já aplicamos mais de R$ 11,5 milhões na manutenção e melhoria da infraestrutura do Porto e lançamos este edital, que irá viabilizar a maior obra já realizada pela SCPAR Porto de Imbituba”, afirma José João Tavares, diretor de Planejamento e Operações.

Uma das grandes conquistas da Autoridade Portuária foi o leilão do Terminal de Granel Líquido, realizado pelo Governo Federal em novembro. A área foi arrematada para um contrato de 10 anos, onde há perspectiva de injeção de mais de 25 milhões de reais na qualificação da infraestrutura. Também está em fase final o Processo Seletivo Simplificado para arrendamento transitório do Terminal de Granéis Minerais, etapa anterior ao leilão do terminal.

No âmbito porto-cidade, a SCPAR Porto de Imbituba realizou a doação de 2 milhões de reais ao Hospital São Camilo, único em Imbituba, para apoio no combate à pandemia, e reabriu a capela São Pedro, conhecida como igrejinha do Porto, para visitação da comunidade. Administração também está participando das tratativas sobre a duplicação do Acesso Norte, que conecta o complexo portuário à BR-101, cujo projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), e de agendas sobre a situação ambiental da área da antiga Indústria Carboquímica Catarinense (ICC). O espaço tem cerca de 100 mil m² e fica ao lado do Porto. 

Em 2021, a atuação da SCPAR foi reconhecida com 4 condecorações: os prêmios nacionais Portos + Brasil 2021, com o 3º lugar nas categorias “Execução de Investimentos Planejados” e “Ranking do IGAP”, a Medalha Amigo da Marinha e, pelo sexto ano consecutivo, o Certificado em Responsabilidade Social da Alesc.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito