Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Politicamente, impeachment de Moisés está praticamente viabilizado

Governador precisa de 14 votos na Alesc para reverter o processo
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 23/07/2020 - 09:01 Atualizado em 23/07/2020 - 09:02
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será dado prosseguimento ao pedido de impeachment do governador Carlos Moisés (PSL) e de sua vice, Daniela Reinehr, protocolado pelo defensor público Ralf Zimmer. O pedido pode ser encarado sobre duas vertententes, política e jurídica, e do ponto de vista político já está praticamente viabilizado.

Isso porque o governador não possui uma base de apoio consolidada dentro da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), assim como também não possui apoio nas ruas - motivos que ajudaram a ditar o clima político que culminou no pedido de impeachment. Atualmente, para se salvar do processo, Moisés precisaria de 14 votos de deputados ao seu favor - algo que ainda não possui.

“A sensação é de que, na Alesc, politicamente, o processo estaria relativamente viabilizado. A maioria da Alesc deve votar pela cassação do mandato”, destacou o jornalista Moacir Pereira.

Sobre o ponto de vista jurídico, ainda há coisas a se resolver. “A impressão que me dá, aos deputados estaduais, é de que a cassação do Moisés não resolveria o grande problema de SC, que é de um governo ausente e pouco atuante. E a vice não tem experiência, inclusive tem praticado atos que estão sendo bem criticados. Se for caçar é a chapa toda, aí o parecer da procuradoria viabiliza do ponto de vista jurídico essa intenção”, disse Moacir.

Moacir ressalta ainda que o comportamento do governador durante este mais de um ano de governo acabou culminando neste pedido. A falta de diálogo com autoridades experientes na assembleia e ações que o deixaram cada vez mais isolado em seu cargo.

“Para virar o jogo, o governador tem que criar fatos políticos muito fortes para mudar o quadro. Até agora, pelo perfil do governador, acho muito difícil fazer a reversão desse processo, isso em uma composição de um governo que já perdeu 12 secretários de primeiro escalão. Ele negou a experiência de políticos tradicionais e grandes lideranças estaduais que poderiam ser de companheiros e assessores”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito