Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plano do Carvão, Fundação Cultural, Cinzas

por Décio Góes
por Décio Góes Criciúma, SC, 10/09/2017 - 11:22 Atualizado em 10/09/2017 - 11:24

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Domingo, 10 de setembro de 2017, próximo da 8 horas da manhã, uma labareda imensa surge do prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta, desesperado chamo os Bombeiros... enquanto isso passa uma retrospectiva... dos tempos do “Plano do Carvão” nos anos 50/60... criança e um prédio misterioso... sempre fechado. A Marilene, filha dos zeladores que moravam no local, trabalhava na Góes e Cia, então ia passear e brincar nos jardins clássicos do misterioso local. Era uma aventura. Foi utilizado pelo DNPM, CNP, depois Fundação Cultural de Criciúma. Em nossa gestão (2001-04), muitos eventos, sob comando de Ed Balod e equipe: Concorridas Exposições de Artes, Saraus, Arcos Culturais, Concertos, Oficinas de pintura, teatro e música. Encontros memoráveis. Vivenciamos muito esse agradável local, que transmitia tradição, cultura, integração entre as pessoas, entre os espaços internos e externos, cujo romantismo dos avarandados aliadas a vegetação do entorno, possibilitavam uma climatização natural. Um endereço que valorizava do espaço urbano... um dos poucos elementos históricos que ainda sobreviviam em Criciúma.

Lembro como prefeito e deputado da insistência com o Patrimônio da União para passar a propriedade ao município, os órgãos se disputando e nunca se chega a um desfecho.

A cultura de desvalorização do nosso patrimônio histórico deixou chegar a esse ponto. Espero que o incêndio de hoje sirva de alerta e promova uma sensibilização para preservarmos esse espaço, numa cidade tão carente de locais públicos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito