Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pequenos negócios de SC aceleram geração de empregos

Micro e pequenas empresas responderam por 50% das vagas de trabalho criadas em janeiro
Redação 25/03/2024 - 15:37 Atualizado em 25/03/2024 - 15:37
Foto: Divulgação/Sebrae
Foto: Divulgação/Sebrae

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os pequenos negócios de Santa Catarina aceleraram a geração de empregos em janeiro de 2024, na comparação com o primeiro mês do ano passado. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No primeiro mês deste ano foram gerados 26,2 mil vagas de trabalho na economia catarinense. Desse total, 13,2 mil postos estavam nas micro e pequenas empresas (cerca de 50% do total). No mesmo período de 2023, as MPE haviam criado 7,6 mil empregos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números do Caged confirmam o papel de destaque dos pequenos negócios para o país. “A atuação das MPE está permitindo que o Brasil possa sair rapidamente do mapa da fome”, comenta. “Para todos os países do continente americano, o Brasil é o gigante, o bom exemplo e o Sebrae está trabalhando junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) e a outros organismos buscando abrir novos mercados”, acrescenta o presidente do Sebrae. Ele lembra que o setor precisa contar com o apoio de políticas públicas, seja no crédito, seja no desenvolvimento dos seus negócios. 
 
No cenário nacional, o Brasil registrou a abertura de 180,3 mil vagas em janeiro de 2024 – desse universo, aproximadamente 62% dos novos empregos estavam nas micro e pequenas empresas. 

Em Santa Catarina, os setores de Indústria da Transformação (5.419), Serviços (3.422) e Construção (3.356) contribuíram fortemente para a geração de empregos nas MPE. Já para as Médias e Grandes Empresas (MGE), os principais setores responsáveis pelo registro de novos postos de trabalho foram Indústria da Transformação (8.616), Serviços (3.241) e agropecuária (1.402).

Nas micro e pequenas empresas, as atividades que mais contribuíram para a geração de empregos foram construção de edifícios (1,9 mil vagas) e confecção de peças do vestuário (1,3 mil vagas).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito