A Polícia Militar de Santa Catarina deu início, nessa segunda-feira (22), à operação Estação Verão, no Balneário Rincão, com o objetivo de aumentar a segurança nas praias do Sul do estado durante o período. Segundo o comandante do 29° Batalhão de Polícia Militar, Eduardo Moreno Persson, a equipe escalada para as festas é maior que a de 2024, quando houve um índice expressivo de profissionais atuantes.
“Temos um número bem expressivo de policiais que vêm tanto da região de Criciúma quanto dos novos policiais formados recentemente. Então isso vai dar um aumento bem expressivo no policiamento”, destaca o comandante, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta terça-feira (23).
LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA
- Incêndio em vegetação atinge 12 mil m² e ameaça casas em Sangão
- Mulher e bebê são socorridos após capotamento em Araranguá
Neste ano, poucos policiais de outras regiões do estado irão atuar em Balneário Rincão, onde as equipes focam os trabalhos. Com isso, os municípios que também compõem a área do 29° BPM vão ter o policiamento normal mantido.
Operação Estação Verão: crimes violentos no Balneário Rincão
Em 2024, o município de Balneário Rincão registrou, durante a operação, uma queda de 40% nos crimes violentos, impulsionada pelo aumento do policiamento. “A redução dos índices de roubo foi muito boa”, avalia. Ele também valoriza a atuação da PM para o índice de furtos, que registrou queda de 4%.
Para ele, a expectativa neste verão é que os números sigam baixos. “No que tange aos crimes violentos, os crimes que chamam mais atenção, tivemos uma adição muito boa, inclusive no Balneário Rincão, e este ano imaginamos que vai dar na mesma pegada”, espera.
O comandante destaca também a participação da Prefeitura do Rincão no auxílio das ocorrências de perturbação do sossego. “Foi um outro delito que reduziu bastante no ano passado, claro que também contou com o apoio da Prefeitura, no sentido do controle, da liberação dos alvarás, para aqueles estabelecimentos que a gente percebe que vão ser impactantes nesse sentido”, adiciona Persson.
Golpes
Por outro lado, uma taxa que chamou a atenção das equipes foi a alta do número de golpes e crimes digitais, como estelionato. “Vem uns dois anos de um crescimento dos golpes, por telefone e pela internet. Esse ano houve uma redução pequena, mas ainda assim, números bem grandes”, alerta o comandante.
Orla do Rincão
Ao fim da entrevista, o comandante do 29° BPM destacou as normas de segurança na orla da praia de Balneário Rincão, principalmente por conta dos motoristas que dirigem quadriciclos na Beira-Mar. “Nós vamos ter policiamento do mar até os limites do Balneário Rincão. Basta que o cidadão respeite as placas de identificação”, finaliza.