Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O que pedem os suinocultores ao Governo do Estado (VÍDEO)

Representantes do segmento, assim como líderes políticos da região, devem se reunir com o governador na próxima semana
Por Geórgia Gava Braço do Norte, SC, 30/03/2022 - 15:30 Atualizado em 30/03/2022 - 15:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O apelo dos suinocultores de Santa Catarina, sobretudo da região Sul, deve ser levado ao Governo do Estado ainda nesta semana. Na manhã desta quarta-feira, dia 30, representantes da categoria se reuniram junto ao secretário de Agricultura, Altair Silva, para debater a crise enfrentada pelos produtores independentes. O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten (PSD), também esteve presente na ocasião, assim como o presidente da Câmara de Vereadores do município e sindicalistas do segmento. 

“Nós estipulamos, em comum acordo com o secretário, que ele levará ao governador nossas demandas. Tentaremos uma audiência com o Carlos Moisés, já com a pauta apresentada, durante a semana que vem. Entre os pontos que levantamos para serem articulados e implantados, está a isenção e crédito do ICMS e uma linha de crédito de até R$ 350 milhões, como um subsídio único e exclusivo ao produtor independente”, explica o prefeito de Braço do Norte. 

Leia também:
Enquanto a suinocultura vai bem, os suinocultores pedem socorro
Suinocultores protestam distribuindo 8 mil quilos de carne

Busca de alternativa

Durante o encontro nesta quarta-feira, os representantes do setor propuseram alternativas que devem minimizar o prejuízo dos produtores independentes. “A equipe técnica e a Secretaria da Fazenda vão poder avaliar junto ao Estado”, enfatiza Kuerten. “Eu sai satisfeito [da reunião]. Vi muita serenidade no secretário. Vamos, agora, aguardar a avaliação do governador, porque ele também precisa dessas justificativas da base para entender a situação”, completa o líder do Executivo. 

Caso as solicitações sejam atendidas, a classe poderá, enfim, sentir alívio. “Nós sabemos que nenhum governo pode determinar e, principalmente, comandar o mercado, seja neste ou em outro ramo. A oferta e procura não são estipuladas dessa forma e, sim, no dia a dia da economia. O Estado pode oferecer condições, oportunidades e facilidades, seja para o suinocultor independente ou para qualquer outro segmento”, enfatiza Kuerten. 

Leia também:
Entenda a crise na suinocultura independente
Dário pede ação urgente para suinocultores de Santa Catarina

1,5 mil suinocultores independentes

Em Santa Catarina, são aproximadamente 1,5 mil suinocultores independentes. Esses produtores estão em propriedades e não em agroindústrias. As demandas levantadas pelo segmento beneficiarão exclusivamente esta classe. “Vai ajudar? Sim. Resolver? Não. Acredito que essas medidas devem contribuir pelo período de uns 150 dias”, analisa o prefeito de Braço do Norte. 

Em entrevista à rádio Som Maior, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio Luiz de Lorenzi, explicou que os insumos para a produção de ração, como farelo de soja e milho, subiram expressivamente nos últimos anos, enquanto o valor dos animais para comércio, caiu. Por isso, a conta não fecha e os produtores independentes têm registrado prejuízos históricos. 

Assista no vídeo depoimentos do prefeito de Braço do Norte e do secretário de Agricultura após a reunião:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito