Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Suinocultores protestam distribuindo oito mil quilos de carne

Ação ocorreu nesta terça em Braço do Norte. Governador receberá reivindicações em reunião com lideranças
Por Enio Biz Braço do Norte, SC, 29/03/2022 - 13:12 Atualizado em 29/03/2022 - 13:43
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A manhã desta terça-feira (29) foi de manifestação em Braço do Norte. A crise na suinocultura fez que os produtores fossem até a Praça Padre Roer, no Centro da cidade, protestar pacificamente contra o alto custo de produção e a desvalorização do quilo do suíno vivo. Na oportunidade, oito mil quilos de carne suína foram distribuídas gratuitamente para a população. De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, a classe está no fundo do poço.

"Essa manifestação foi feita para mostrar a que ponto chegamos dentro da nossa propriedade rural, onde hoje estamos perdendo R$ 330 por animal produzido e já chegamos a perder R$ 400 quando foi metade de janeiro. Por mais difuculdade que o produtor tenha, ele sempre acredita que vai melhorar. O pleitos que levamos aos nossos deputado, seja estadual ou federal, até agora não foram colocados em prática. Esse manifesto é para mostrar o desespero do setor e que se algo não for feito logo, a suinocultura independente, muito importante para o estado e o país, vai por água abaixo", avalia.

Leia também
Entenda a crise na suinocultura independente
Carne suína será distribuída na praça em Braço do Norte

Santa Catarina é o maior estado produtor e o maior exportador de carne suína. "Estamos com muitas dificuldades em Santa Catarina, porém, outros estados também estão com o mesmo problema. Por um lado, vimos que a suinocultura está em ascenção, exportando cada vez mais, trazendo divisas e recordes para Santa Catarina. Já do outro lado, temos o suinocultor que está morrendo. Acredito que esse manifesto já deu os primeiros resultados porque o governador, amanhã de manhã, vai nos receber às 08h30m para ver o que o governo estadual pode fazer. Esperamos que nos próximos dias, o próprio presidente da república nos receba em Brasília para colocar em prática essas ações, os pedidos e os pleitos que estamos solicitando, finaliza Losivanio.

Leia também:
Dário pede ação urgente para suinocultores de Santa Catarina

"Acendeu a luz vermelha": Zé Milton sobre crise na suinocultura

Confira o podcast do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito